sexta-feira, 15 de março de 2019

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - Socorro de Mariah, nobreza na vaidade e na personalidade

Socorro de Mariah, nobreza na vaidade e na personalidade


Hoje trago a público mais uma mulher de nossa cidade, neste mês dedicado a mulheres. Existem mulheres que enaltece a história cotidiana e é do nosso conhecimento a pessoa de Maria do Socorro do Nascimento, conhecida por todos nós como Socorro de Mariah.
 
Mas quem é Socorro de Mariah? Socorro é filha do casal Eliodoro Nascimento (in memoriam) e Mariah Nascimento Silva (in memoriam). Nasceu em Brejo Santo. Revela que sua infância foi boa, vivia mais para o trabalho do que para brincar e vinha de uma prole de 15 irmãos. Tem Lucélia como irmã, sua sobrinha filha de seu irmão mais velho Elimar, que mora em são Paulo e tem mais de 50 anos que veio a Brejo Santo. Lucélia é uma das irmãs mais estimadas por Socorro. Sua mãe Mariah é muito conhecida apesar de não ser de Brejo Santo, e já fazem 16 anos que partiu para eternidade, uma melhores crochêzeiras de Brejo Santo, foi premiada várias vezes, era costureira e marcava.  Passou o tempo os pais de Socorro se separaram, mas Mariah criou os filhos com dignidade e respeito. Socorro diz que sua mocidade foi vaidosa, adorava festas e sua preferida era o carnaval. Socorro e Mariah eram amigas, cumplices e Mariah sempre apoiou as atitudes de Socorro. Socorro recorda que sempre foi emotiva por tudo chorava. Lembra das tardes na calçada em volta de Mariah a conversar de forma descontraída enquanto ela fazia crochê, com as amigas Soraia Pinheiro, Solange e Sônia Cortês.  Recorda-se ainda, do seu trabalho na cantina do colégio Padre Viana, com o que ganhava ajudava em casa, e o que sobrava era pra luxar, revela seu cuidado em andar sempre arrumada. Recorda da sua ida a cidade de Santa Helena de Goiás, com Gorete sua irmã e seu ex-Cunhado de apelido “Goiabinha”. Socorro com alegria diz que adora suas amizades, não tem palavras para agravar as pessoas e cita com carinho Vilma e Aldinha.  Diz que Aldinha é como uma filha, compartilha com ela momentos de alegria e tristezas. 
 
Socorro é casada com José Gomes Leite, filho do casal Vicente Leite de Moura e Albertina Gomes da Cunha. José é conhecido como Zé de Albertina, irmão de Lúcia Leite. Na oportunidade José faz referência a sua história e destaca aspectos importantes, como foi adotado pelo casal e considera seu pai o melhor pai do mundo, passou por dificuldades em sua vida, por muitos anos trabalhou em outros estados e cidades. José serviu ao exército. A história de José é interessante e por isso queria também destacar sua história de superação. Seus pais sanguíneos não pode cria-lo, e por um motivo de saúde resolveram dar para adoção. Foram procurar Padre Pedro Riberio para adotá-lo, porém, Padre Pedro não podia por conta de uma irmã que não era boa das faculdades mentais. Padre Pedro então pensou em um casal que não tinha filhos e junto com Mário Leite ofereceu a Vicente Leite e este aceitou. Hoje os dois compartilham a vida e já fazem 30 anos de casados. 
 
Do casal nasceram Samara e Junior. Diz: “amo meus filhos” mas sua preocupação é que seu filho, formado em Psicologia ainda não conseguiu um emprego o mesmo está cursando mestrado. Socorro revela que Junior é um jovem muito dedicado ao estudo. Muito querido por Chico de Sinésio e por aqueles que convivem com ele ama a cidade, os administradores, a sempre foi bem recebida por todos. Tece elogios a administração atual, tem fotos de Dr. Welington e faz questão de destacar o carinho por todos da família Landim. Socorro ama a vida, as pessoas, os amigos, sempre simpática, e está pronta para ajudar a quem precisa. Obrigada Socorro por contagiar a gente com sua alegria e por nos ensinar a sermos mulheres vencedoras.