segunda-feira, 11 de março de 2019

COLUNA DO DAVID JR. - Esgotamento Psicológico

Esgotamento Psicológico 


Não há quem não tenha problemas, não há quem não precise passar por alguma situação delicada, não há quem não precise superar algumas dificuldades para continuar vivendo. E essa é uma dinâmica da vida humana: alguns parecem ter mais problemas, outros bem menos, mas todos os têm.
Talvez a forma como determinadas pessoas lidam com seus problemas diários não tenha sido saudável, e nem tenha ajudado essas pessoas a conseguirem superar determinadas problemáticas. 
Na intenção de solucionar o mais rápido possível suas dificuldades, algumas pessoas acabam se colocando em outras condições que aparentemente aumentam os problemas que o indivíduo já possui, uma dessas condições pode ser caracterizada como esgotamento psicológico. 
Para ser mais objetivo, o esgotamento psicológico geralmente está atrelado a um período conturbado de problemas no qual o sujeito tem lutado para resolver, mas não tem obtido êxito, devido alguns incômodos internos – psicológicos – que colocam a pessoa diante de uma espécie de “bloqueio”, que não permite a compreensão, reflexão e ação do indivíduo para a resolução daquilo que tem lhe causado desconforto. 
O esgotamento psicológico tem se tornado cada vez mais frequente nas pessoas, devido também a nossa negligência cultural à saúde psicológica, tendo afetado negativamente o funcionamento psíquico, e consequentemente profissional, social e pessoal do indivíduo afetado. 
Entre os sinais mais frequentes nas pessoas esgotadas psicologicamente, estão a dificuldade de vislumbrar soluções para seus problemas, havendo ausência de reflexão a cerca de suas atitudes, das causas e das consequências delas, instabilidades no sono, queda de rendimento no trabalho, dificuldades de relacionamento, atenção, concentração e organização afetadas, e instabilidade emocional. 
É inevitável o surgimento de problemas, mas é possível a prevenção e o cuidado com a saúde psicológica, para o desenvolvimento de estratégias e descobertas que auxiliem na forma de lidar com eles. Não se coloque em segundo plano, não negligencie sua saúde mental. 
Pense nisso! Uma ótima semana. Até a próxima. 
David Junior
Psicólogo e Professor