sexta-feira, 1 de março de 2019

Como denunciar importunação sexual no Carnaval

De acordo com Rena Gomes, titular do Departamento de Polícia Especializada de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPEGV), este Carnaval é o primeiro em que condutas que não eram gravemente apenadas já são criminalizadas, como "passadas de mão, beijos roubados e cantadas com teor libidinoso".  Isso graças à Lei de Importunação Sexual. "As mulheres precisam denunciar. Os policiais que estão participando da operação Carnaval estão capacitados para lidar com esse tipo de ocorrência".



Conforme a delegada, vítima ou testemunha desse crime podem procurar policial militar ou civil que estiver mais próximo, que orientará a comparecer a uma delegacia. "As delegacias foram devidamente preparadas com estrutura para receber esse tipo de ocorrência. É importante dizer que o excesso de álcool não elide esse tipo de conduta. Podem ser presos, sim. As mulheres precisam ter o impulso de denunciar. Com a prisão de agressores e a divulgação, acreditamos que esse crime vai arrefecer", detalha.
 
Vítima ou testemunha, se avaliarem estar em situação de segurança, podem fazer foto ou filmagem do agressor. "É importante para ajudar a Polícia na responsabilização e prisão. Se não estiver em segurança e não puder fazer, deve procurar o policial".

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do OPOVO*