terça-feira, 9 de abril de 2019

Ceará - Vacinação contra gripe para crianças e gestantes começa nesta quarta-feira

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa no Ceará nesta quarta-feira(10),  para gestantes e crianças de 6 meses até menores de 6 anos. A vacina estará disponível em todos os postos de saúde dos 184 municípios. “A vacinação tem objetivo de reduzir complicações, formas graves e mortes pela a doença. Vacinar é proteger”, lembra Daniele Queiroz, coordenadora da Vigilância em Saúde do Ceará.


Para o restante do público alvo, a vacinação será a partir do dia 22 de abril. São idosos com 60 anos ou mais, mulheres com até 45 dias pós-parto, doentes crônicos, trabalhadores da saúde, população indígena, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, população carcerária e funcionários do sistema prisional e professores de escolas públicas e particulares. A campanha ocorre até 31 de maio.

O Ceará alcança a meta da cobertura de vacinação contra a gripe desde 2008. A meta neste ano é vacinar 2.509.776 pessoas no Estado. A vacina contra a influenza é trivalente. Protege contra H1N1, H3N2 e B/Colorado/06/2017. A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno. No Brasil, devido às diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer diferentes intensidades de sazonalidade da influenza e em diferentes períodos nos estados.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Governo do Estado do Ceará