terça-feira, 9 de abril de 2019

COLUNA DA DRA. ÁDILA JUSTINO - Colesterol: Mocinho ou Vilão?

Colesterol: Mocinho ou Vilão?


Muito se fala sobre o colesterol, mas será que todos sabem o que ele significa?

O colesterol é um composto químico que está presente naturalmente no corpo. Produzido em maior parte pelo fígado e adquirido também através dos alimentos ingeridos. É transportado no sangue por proteínas especiais, as “lipoproteínas”, encarregadas da distribuição do colesterol por todas as células do organismo. As mais importantes são o LDL (LowDensity Lipoprotein - lipoproteína de baixa densidade) e o HDL (HighDensityLipoprotein - lipoproteína de alta densidade).

O colesterol é um dos componentes da estrutura das membranas das nossas células, presente na formação inteira do nosso organismo e é usado para produzir alguns hormônios (testosterona, estrógeno, cortisol), ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras e absorção de vitaminas (A, E, K e na formação de vitamina D).

Embora desempenhe um papel vital em nosso corpo, quando há um aumento de LDL no sangue, esse deposita o colesterol na parede das artérias provocando a formação de placas gordurosas que estreitam os vasos e podem impedir a circulação do sangue levando a doenças como infarto e AVC (acidente vascular cerebral).  Devido a essa função o LDL, é conhecido como o “colesterol ruim”. 

Já o HDL apresenta como papel mais importante o de transportar o colesterol de volta para o fígado, onde este é novamente metabolizado e utilizado pelo corpo (transporte reverso). Impedindo, ou diminuindo a chance de formação de placas arterioscleróticas nos vasos sanguíneos. O HDL é denominado como “colesterol bom”.

Como o colesterol integra as células do corpo, é natural que os alimentos de origem animal sejam ricos nessa substância. Por sua vez, os vegetais apresentam concentrações menores. Conclui-se que uma alimentação rica em frutas e verduras é ideal para aqueles que precisam manter os níveis ideias de colesterol. 
Dra. Ádila Justino de Lima; Médica graduada Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande – FCM; Pós-graduada em cardiologia pela Faculdade IPEMED-MG. Em Brejo Santo atende na Clínica Central Saúde, na Praça Dionísio Rocha de Lucena, número 290. Contatos: (88) 21380115/ 981052232 /998169818.