sexta-feira, 5 de abril de 2019

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - Evandro Mendes de Figueiredo, 92 anos de vida, de lutas, conquistas e vitórias.

Evandro Mendes de Figueiredo, 92 anos de vida, de lutas, conquistas e vitórias.


É com imenso prazer que hoje faço minha homenagem na nossa história cotidiana, a pessoa do Sr. Evandro de Figueiredo, que aniversariou neste dia 31 de março. O Sr. Evandro nasceu na cidade do Crato, no ano de 1927, filho do casal José Mendes Arnoud e Honorina Mendes de Figueiredo. Ele revela: “Em 17 de dezembro de 1955 casei com uma moça filha de Português e Espanhol de nome Nilda, com a qual tive duas filhas: Elizabeth e Silvania, que me deram três netos e uma bisneta Isis (neta), Igor (neto), Juliana (neta) e Heloisa (bisneta)”.
A história do Sr. Evandro segue o percurso natural da vida. Estudou no Ginásio do Crato, atualmente conhecido como Colégio Diocesano do Crato, escola em que o Sr. Evandro concluiu seus estudos. Surge a juventude e Sr Evandro revela: “Aos 18 anos senti vontade de conhecer outros lugares. Em 06 de dezembro de 1946, fui para São Paulo, onde trabalhei em uma grande firma multinacional, sendo bem sucedido”. Imaginem um jovem saindo do interior do Ceará, na década de 40 para a grande capital? Percebe-se em Sr. Evandro a sua determinação. Ele revela que a partir daí começou a trabalhar por conta própria, e sua vida financeira foi melhorando.
No ano de 1969 a vida lhe conduz a trabalhar com materiais de construção na cidade de Embu/ SP, cidade onde recorda que construiu boas amizades e frequentou lugares importantes como o Rotary Clube Internacional, e assumiu o cargo de vice Presidente da Associação Comercial e Diretor de Protocolo do mesmo. 
No ano de 1979 o Sr. Evandro resolve vir passear no Ceará, sua terra natal. Depois veio para Brejo Santo e ao chegar recorda-se que a cidade era pequena, pacata e sem muita movimentação. Com suas palavras ele diz: “A cidade era pacata até que o Dr. Weligthon Landim foi candidato a Prefeito e eleito, começou a mudar a história de Brejo Santo”. Sr. Evandro ao chegar na cidade de Brejo Santo, resolve visitar os parentes e em uma dessas visitas o levaram para conhecer o sitio Olho D’água, o qual já pertencia a família e estava exposto à venda. Ofereceram a venda do sitio, e ele acabou comprando: “Achei muito bonito e tinha vontade de possuir uma propriedade de tamanho porte e importância”.  Mesmo morando em São Paulo Sr. Evandro passou a vir mais vezes no Ceará. Com o passar do tempo sua esposa Nilda faleceu e ele resolve vir morar no Ceará e entregou suas propriedades, casas e empresa para suas duas filhas em São Paulo.



 Com morada fixa em Brejo Santo, no Sitio olho D’água começou a construir, local onde fez um engenho de moer cana, máquina de beneficiar arroz, casa de farinha, e comprou mais terras e realizou irrigações. Nesse meio tempo, descreve Sr. Evandro: “Conheci uma moça muito digna de nome Maria do Socorro Inácio, me casei e hoje tenho quatro filhos: Kassandra, Thsibe Evandro Filho e Kilha, aos quais sempre procurei dar uma boa educação, ser pessoas de boa índole. Hoje são formados”. Desta prole nasceram os netos Thúlio, Hayla Hanit, Kayllah Vitória e Evandro Neto.
Peço a Thisbe para escrever sobre seu pai e ela nos emociona: “Um homem alegre, de bom humor que sabe viver, amoroso e respeitador. O Caráter de um verdadeiro homem, grande pai. A personalidade que ele tem, de um ser forte, e guerreiro. O amor é o carinho que deposita sempre a todos nós. Sempre nos ensinou que a educação é a honestidade de uma pessoa e importante”.
Ao descrever o momento presente o Sr Evandro tem muito a nos ensinar, quanto bom senso: “Hoje com meus 92 anos me sinto honrado em chegar nessa idade lúcido, saudável, bem cuidado. E agradecendo a Deus pela sabedoria que ele me deu, para conquistar tudo que eu sempre almejei e lutei para conseguir. Posso dizer que sou um homem muito feliz, grato pelas minhas conquistas, família, filhos, netos e bisnetos, e amizades que fiz nessa jornada!”
Não existe palavras para expressar nossa gratidão ao Sr. Evandro que faz parte da nossa história cotidiana e que transmite ensinamentos valiosos a todos nós. Obrigada Sr. Evandro e parabéns pelo seus 92 anos bem vividos e pelo testemunho de família unida. Brejo Santo agradece sua participação histórica.