sexta-feira, 12 de abril de 2019

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - Monsenhor Dermival, uma história de Vida

Monsenhor Dermival, uma história de Vida


A história é assim, composta do cotidiano das pessoas. Todos têm uma história de vida, arraigados as de outros indivíduos. A história de Brejo Santo é contemplada de personagens que de certa forma contribuíram para a cidade progredir. É com orgulho e admiração que hoje trago a nossa história cotidiana para receber nossa homenagem o Monsenhor Dermival de Anchieta Gondim, essa figura humana peculiar, que nos remete coragem e sabedoria e principalmente persistência no que faz. Dermival de Anchieta Gondim nasceu na cidade de Jardim, hoje considera-se Brejossantense.

Quantas riquezas de detalhes poderia se registrar sobre a vida do Monsenhor e principalmente hoje, neste ano de 2019! Quantas pessoas não deixariam um registro de gratidão pela realização do seu casamento, pelo seu batizado, ou do seu filho, ou do seu neto, pela sua primeira eucaristia, pela missa da esperança de alguém da família, pela crisma, enfim por tantos feitos religiosos a uma comunidade cristã!

Faço registro de uma de suas falas quando o entrevistei em alusão as bodas de ouro Sacerdotal: “E quanto a minha parte com relação aqui na Paróquia, estou do mesmo jeito que comecei, vivo sempre a serviço do povo. Por que, assim, como nomeado padre de Brejo Santo, que, aliás, foi minha única Paróquia, fui nomeado desde Padre Pedrinho  para servir a Padre Pedrinho. Padre Pedrinho que era o Santo que a gente tinha já aqui na vida, ele, depois que comecei a trabalhar com ele, com oito anos trabalhando com ele, mandou que a irmã dele fizesse uma carta para o Bispo agradecendo, irmão, o padre e o auxiliar que ele deu aqui para Brejo Santo, e isto, foi o que me fez mais realizado servindo ao Padre Pedrinho, que, aliás, quando eu já tinha 12 anos servindo aqui a Brejo Santo e a Padre Pedrinho eu fui abordado pelos colegas, por todos os padres, etc. sobre ao que o Senhor Bispo queria de mim dá o título de pároco logo que completaram os 12 anos. Eu não aceitei. Não Senhor Bispo me bote pra outra Paróquia por que aqui em Brejo Santo o Padre Pedrinho não está fazendo mais nada, não está se movimentando mais, deitado numa cama ela está ouvindo tudo, na hora em que ele ouvir que não é mais nada, pode ser que atingir a vida dele e pode ser que ele morra. Continuei sendo outorgado o Padre Pedrinho até a morte dele". Monsenhor assume a PARÓQUIA do Sagrado Coração por 60 anos e ainda hoje nos remete respeito e gratidão pelos anos de doação sacerdotal.

O Jovem Padre Dermival, aceita de prontidão servir a Deus em qualquer circunstância, enfrenta seus desafios, mas não desanima. Como escreve Augusto Cury, em o Mestre Inesquecível: “A vida é feita de riscos. Pequenos detalhes mudam uma vida. Quem fica preso num casulo com medo de riscos, além de não eliminá-los, será sempre frustrado. Devemos ser corajosos para correr riscos, para superar conflitos, encontrar soluções e realizar nossos sonhos e projetos”. Assim o fez Monsenhor Dermival de Anchieta Gondim, aceitou o desafio de pastorear as ovelhas, deixou tudo e seguiu o Mestre, sempre fiel a missão que Deus lhe confiara.

Monsenhor Dermival esse homem querido por todos nós, apesar de não ser o administrador paroquial, segue sua vida cotidiana atento aos acontecimentos da cidade e da Paróquia, já passou por várias dificuldades de saúde, mas encontra firme e otimista, testemunho vivo de amor a sua Igreja e aos irmãos.

O Deputado Guilherme Landim ao escrever o prefácio da 2ª edição do meu livro, retrata o seguinte sobre monsenhor: “Monsenhor Dermival é uma Reserva Moral de Brejo Santo. É como um pai para todos nós Brejossantense. É muito forte pra gente, presente na vida de todo brejossantense a presença do Monsenhor no altar, ou seja, a gente conversando, eu que tive e tenho a oportunidade de por muitas vezes conversar pessoalmente com ele, de almoçar na casa dele é muito bom escutá-lo, ver suas histórias. Enfim, sem dúvida nenhuma, uma das maiores reservas morais que nós temos aqui em Brejo Santo”.

Quantas pessoas fazem suas homenagens ao Monsenhor, reporto-me a uma das falas de Dr. Lucena em que ele assim diz: “Então chegaram aqui as Irmãs ele levou a gente pra participar do centro local da Igreja no Crato, na Diocese e tudo mudou, foi uma transformação total e ele se adaptou muito bem e de repente o padre Dermival era realmente uma pessoa moderna, um de nós, defendendo as causas da Igreja com todo ardor das pessoas modernas”. 

Atualmente Monsenhor não exerce sua administração Paroquial, mas permanece firme no seu ministério distribuindo alegria aos que passam na sua casa, na hora em que celebra as missas e feliz por amar tanto nossa cidade e nossa Paróquia.

Monsenhor Dermival, história viva da mossa cidade, da nossa Paróquia e da nossa gente. O que dizer a essa pessoa singular: GRATIDÃO por tudo e por nos animar na caminhada do Sagrado Coração de Jesus e do Glorioso São Francisco!