quinta-feira, 11 de abril de 2019

COLUNA DA UFCA - I Encontro de Física e Astronomia do Cariri – IEFAC (IFE/UFCA)


I Encontro de Física e Astronomia do Cariri – IEFAC (IFE/UFCA)


O I Encontro de Física e Astronomia do Cariri, I EFAC, irá reunir nomes de destaque tanto no cenário nacional quanto internacional da Física e Astronomia brasileira, de 16 a 18 de abril de 2019, na nossa região do Cariri Cearense, precisamente no Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri (IFE/UFCA), Campus Brejo Santo.

O I EFAC será um marco para o IFE/UFCA, visto que será o primeiro evento organizado na recém inaugurada sede própria do instituto. O evento também será um marco para região do Cariri Cearense, pois irá congregar na cidade de Brejo Santo/CE, pesquisadores de destaque no cenário local e nacional em suas respectivas áreas de pesquisa. Vale destacar que muitos desses professores realizaram o seu doutoramento e/ou pós doutoramento fora do país. Além disso, a grande maioria desses pesquisadores ainda mantém forte colaboração com universidades internacionais, como por exemplo, Harvard/EUA, Université Paris 13, França, Université Paul Sabatier, Toulouse/França, e Università degli Studi di Roma La Sapienza, Roma/Itália. Tais colaborações podem se caracterizar como a porta de entrada de vários alunos da nossa região do Cariri para suas futuras carreiras acadêmicas.

Durante os três dias de evento, os pesquisadores irão discutir uma grande diversidade de temas de Física, Astronomia e Ensino de Física, proporcionando aos participantes uma visão abrangente de
tais áreas do conhecimento. O I EFAC caracteriza-se, então, como uma excelente oportunidade para os participantes se atualizarem, bem como se motivar, sobre os avanços científicos nas respectivas áreas.

Por fim, o I EFAC visa estabelecer e fortalecer redes de colaborações entre os pesquisadores do IFE, da própria UFCA, e de Instituições próximas, tais como URCA, IFSertão PE, UFCG, UECE, IFCE. Além disso, será um ambiente extremamente propício para troca de saberes e experiências acadêmicas entre pesquisadores, professores e alunos.

O I EFAC conta com o apoio da direção do IFE, da UFCA, da Funcap e da ADUFC.

Comissão organizadora: Docentes do Curso de Licenciatura em Física do IFE

Prof. Dr. Edson Otoniel da Silva
Profa. Dra. Francineide Amorim Costa Santos
Prof. Dr. Gilson Francisco de Oliveira Junior
Prof. Dr. Ricardo Oliveira Gonçalves
Prof. Dr. Tharcísyo Sá e Sousa Duart