sábado, 25 de maio de 2019

Camilo Santana defende investimentos em infraestrutura para retomar crescimento do Nordeste

Em reunião do Conselho Deliberativo da Sudene com o presidente da República, Jair Bolsonaro, e governadores dos estados nordestinos nesta sexta-feira (24), em Recife, o governador Camilo Santana defendeu a ampliação de investimentos em infraestrutura no Nordeste para alavancar o crescimento e aumentar a geração de empregos na região. Durante o encontro, houve a apresentação do Plano de Desenvolvimento do Nordeste, que foi aprovado pelos governadores. Além disso, o Conselho Deliberativo do órgão aprovou o pleito dos gestores estaduais de destinar 30% dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para financiar obras de infraestrutura nos estados.


“O plano será importante para atrair investimentos, impulsionar a economia e gerar mais empregos no Nordeste. Há um interesse muito grande de investidores internacionais no Brasil e principalmente na Região. Eles enxergam o Nordeste com um grande potencial de crescimento. Tive a oportunidade de estar recentemente na China e visitei a maior empresa de construção da Ásia e a terceira maior do mundo. Acredito que é importante a gente traçar alguns projetos prioritários que possam ter influência regional. Falo da Transnordestina, que é uma obra fundamental para o Nordeste e hoje ligaria Piauí, Pernambuco e Ceará. 

Passamos quatro anos lutando para que a ferrovia pudesse ser concluída”, disse Camilo Santana.O governador também falou sobre a importância de se desburocratizar para tornar o ambiente de negócios da região mais atrativo e sugeriu que a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) seja esse captador de investidores internacionais.

“Eles têm interesse de investir aqui, mas falta também um instrumento que possa acelerar esse processo e acho que a Sudene poderia ser esse órgão de interlocução com a força dada pelo Governo Federal de trazer concessões para que empresas possam investir no Nordeste. Poderíamos acelerar um processo que fosse menos burocrático para que os investidores internacionais pudessem ter as concessões para duplicar as nossas BRs, as ferrovias. Logística é importante para o crescimento do Nordeste para que a gente não fique apenas dependendo do orçamento da União”, reforçou Camilo.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Governo do Estado do Ceará