quinta-feira, 30 de maio de 2019

Cariri - Municípios aderem paralisação contra bloqueios na Educação

imagem ilustrativa/ Google.
Aconteceu nesta quinta-feira (30), a partir das 8h, uma grande manifestação contra o contingenciamento nas Universidades Federais, em Barbalha.







Segundo informações, participaram do movimento, professores, alunos e funcionários públicos. A manifestação aconteceu no centro de Barbalha com caminhada a Igreja do Rosário, onde se encerrou.  Esse é o segundo ato que acontece nesse mês, em prol da educação. Além disso, no dia 14 de junho já está programada uma grande paralisação.

No Cariri, cerca de 10 mil pessoas participaram, da última paralisação do dia (15/05), dos atos contrários aos bloqueios anunciados pelo Governo Federal no orçamento para despesas discricionárias das universidades federais. A estimativa é da Frente Cariri pela Democracia, organizadora dos atos locais. Na região, houve manifestações nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Brejo Santo.

O Ceará conta com 3 universidades federais: Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). As instituições têm campi em doze cidades: Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús (UFC); Redenção e Acarape (Unilab); Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Icó (UFCA). Além das universidades federais, o Instituto Federal do Ceará (IFCE), que também atua no ensino médio, tem presença em 32 cidades cearenses. Somadas, as quatro instituições oferecem ensino público, gratuito e de qualidade a cerca de 70 mil estudantes, sem contar os cursos de Pós-Graduação.




*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados da UFCA