segunda-feira, 27 de maio de 2019

Cariri - UFCA promove IV Semana de Jornalismo

Imagem ilustrativa/ google.
Nesta segunda-feira (27), inicia-se a IV Semana de Jornalismo na Universidade Federal do Cariri, tendo como abertura e base do evento o tema "Jornalismo de Dados: Comunicação sem Fatos?".



Vivemos tempos tenebrosos onde o discurso político deu lugar (ou mesmo, foi substituído)  pelo discurso de vertente messiânica através da internet. Essa mudança tem afetado a relação entre Jornalismo e Comunicação, considerando que a maioria da população se informa majoritariamente pelas redes sociais. Nesse fluxo de dados, do que podemos falar sobre os fatos?

Na indistinção entre online e offline, vem produzindo novos hábitos, como o de consagrar uma comunicação sem fatos (fake news, pós-verdade), que desconsidera, em boa parte, os fundamentos do fazer-pensar do jornalismo.

Nesse sentido, a IV Semana de Jornalismo UFCA tensionará esse debate como uma proposição-pergunta: Jornalismo de Dados: Comunicação sem Fatos?, com programação a ser realizada entre os dias 27 e 31 de maio de 2019. Serão atividades como palestras, oficinas, minicurso, mostra audiovisual, rodas de conversa e apresentações artísticas. A inscrição é gratuita através do site.



*Da redação do Blog do Farias Júnior