segunda-feira, 27 de maio de 2019

Ceará - Iniciativa do governo cearense voltada ao desenvolvimento infantil

Criar os alicerces do futuro ao lançar um olhar especial para as crianças cearenses. Com essa missão nasceu o programa Mais Infância Ceará, com o desafio de gerar possibilidades para o desenvolvimento integral das crianças, promovendo assim o desenvolvimento da sociedade. A iniciativa, instituída lei em março desse ano, já proporcionou a sensibilização de milhares profissionais ligados à infância e continua atuando nessa mobilização. A prova disso é que nos próximos dias 28 e 29 de maio, o Governo do Ceará promove o II Seminário Internacional Mais Infância Ceará: A Garantia dos Direitos das Crianças na Construção de um Futuro Sustentável.


Segundo Onélia Santana, primeira-dama do Estado e idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, é preciso investir agora para colher no futuro. “Nós acreditamos que é possível uma mudança na nossa nação, por meio do investimento em políticas públicas para a infância. E o seminário foca exatamente nisso, por isso é voltado para gestores estaduais, municipais e de entidades ligadas ao público infantil. O objetivo é trocar experiências na busca de um futuro melhor para nossas crianças”, enfatiza.

No intuito de superar a extrema pobreza no Estado, por exemplo, foi implantado o Cartão Mais Infância, transferência de renda no valor de R$ 85,00 para famílias com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses de todo o Ceará. Esses beneficiados são públicos prioritários das políticas de saúde, educação e assistência. Cerca de 50 mil famílias são contempladas com o benefício, que tem o investimento de R$ 50 milhões para o ano todo.

Mais de 17 mil (17.369) profissionais das áreas da Saúde, Educação e Assistência já foram capacitados, por meio de formação promovida pelo Mais Infância. Até o fim do primeiro semestre, mais cinco mil agentes comunitários de saúde devem ser qualificados com curso voltado para o desenvolvimento infantil.

O programa possibilitou ainda cerca de um milhão e meio visitas domiciliares, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (PADIN), Programa Primeira Infância no SUAS/ Criança Feliz e Programa de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução de Desigualdades e Sustentabilidade Socioambiental (PforR). Até abril, essas ações contemplaram cerca de 60 mil famílias, sendo 59.380 crianças e 11.003 gestantes.

Criado em agosto de 2015, defende a necessidade de se ter um olhar especial e mais dedicado à infância, a partir de um diagnóstico da situação do Estado na área e do mapeamento das ações voltadas para o segmento nas diferentes secretarias estaduais. A iniciativa, que abrange os 184 municípios cearenses, busca contemplar a complexidade de promover o desenvolvimento infantil.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Governo do Estado do Ceará