segunda-feira, 27 de maio de 2019

COLUNA DO DAVID JR. - O que é nomofobia?

O QUE É NOMOFOBIA? 

Você sente medo de ficar sem o celular? Fica muito preocupado se ele vai desligar? Você não consegue ficar sem ver as notificações dos seus aplicativos? Tem medo da bateria descarregar? Não gosta de imaginar sua vida sem o celular? 

Talvez, você nem saiba que isso pode até ser um problema, mas é.
Nomofobia é o medo irracional de ficar sem o seu telefone celular ou ser incapaz de usar o telefone por algum motivo. Este medo tem se tornado cada vez mais frequente na vida das pessoas, e por isso tem influenciado negativamente os processos de vida das mesmas, seja nas relações afetivas, na vida social e profissional, além de alterações no sono, na alimentação, na atenção e na concentração. 

Entre os jovens este medo está ainda mais presente, parece que o celular tornou-se um "órgão" do corpo, e para alguns não seria exagero afirmar que "sem o celular não há vida". 

A nomofobia, o medo de ficar sem celular, tem predisposto às pessoas à quadros de ansiedade, estresse, isolamento, e depressão - a depender do grau de intensidade que o medo se apresenta. 

Em tempos de tecnologia, ao vivermos conectados, trabalhando, estudando ou nas redes sociais, sentir medo de ficar sem o celular pode até ser considerado algo "normal", mas a forma como isso se apresenta pode afetar nosso funcionamento psíquico e nossa saúde física também. Por isso a importância de vez ou outra reavaliarmos nossas conexões com o mundo virtual, e doarmos mais tempo ao mundo real. 

É importante que consigamos identificar e prevenir o desenvolvimento de qualquer medo ou vício que podem afetar nossa vida, e isso inclui tecnologia - apesar da utilidade e facilidade que ela nos oferece diariamente. Tenhamos em mente que o celular ou qualquer aparelho eletrônico deve ser um aliado e não algo maléfico para a nossa vida. 

Pense nisso. Uma ótima semana. Até a próxima.

David Junior
Psicólogo e Professor de Filosofia e Atualidades