quinta-feira, 23 de maio de 2019

Comissão aprova visita às obras da transposição das águas do São Francisco

A Comissão Especial para Acompanhamento das Obras da Transposição do Rio São Francisco se reuniu na tarde da última quarta-feira (22), e aprovou dois requerimentos propostos pelo presidente do colegiado, deputado Guilherme Landim (PDT).


Um deles propõe a realização de visita in loco da comissão às obras da transposição e do Cinturão das Águas do Estado do Ceará, para acompanhar o andamento.

De acordo com o deputado, o colegiado quer trabalhar para garantir a concretização dessas obras tão fundamentais para o Estado.
“Infelizmente, nós vivemos uma situação crítica nas obras, as duas estão paradas; o Cinturão das Águas por falta de recursos, porque, este ano, só foram repassados R$ 10 milhões pelo Governo Federal. As empresas pararam há dois meses, demitiram os funcionários e desmobilizaram todo o seu aparato. Já as obras da transposição das águas do rio São Francisco foram retomadas recentemente, mas estão bastante atrasadas, informou.

O parlamentar disse também que vai realizar uma audiência pública com autoridades e representantes de órgãos envolvidos com as obras e a população da região do Cariri.

“Vamos ao Cariri fazer uma audiência pública com a presença das prefeituras, das câmaras municipais, das empresas, dos sindicatos, de representantes da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado e do Ministério de Desenvolvimento Regional, que é o responsável pela obra da transposição”, disse.

Também foi aprovado o requerimento que propõe a realização de audiência com o ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, para levar as informações que a comissão levantará e verificar prazos e andamento das obras no Ceará.

“Vamos mostrar essa realidade e cobrar providências urgentes para que essa obra não fique como está. Nos últimos anos, foram anunciados prazos e mais prazos de conclusão, e nenhum deles está sendo cumprido”, assinalou.

Estiveram presentes os parlamentares Guilherme Landim (PDT) Antônio Granja (PDT), Nezinho Farias (PDT), Walter Cavalcante (MDB) e Nelinho (PSDB).

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados da Assembleia Legislativa