quinta-feira, 30 de maio de 2019

MPCE recomenda proibição da venda de bebidas em recipientes de vidro no Castelão

Imagem ilustrativa / Google.
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor), recomendou à Secretaria Executiva Regional VI, na manhã da última quarta-feira (29), a proibição da venda de bebidas em recipientes de vidro no entorno do estádio Castelão.


Na recomendação, é sugerido tolerância zero aos ambulantes que, de modo geral, forneçam bebida alcoólica, água, refrigerante ou similares em recipientes de vidro, devendo os mesmos comercializarem tais produtos apenas em copos descartáveis. A proibição inclui latas de cerveja e vasilhames de água. Assim, o ambulante deverá servir o refrigerante ou água no copo descartável, sendo proibido entregar ao consumidor a latinha ou frasco de água lacrados, sendo cada um responsável por seu lixo.
 
Dessa forma, só poderão exercer a atividade de ambulantes os que forem cadastrados. Os que não estiverem registrados e insistirem em desobedecer o cadastramento, além de terem suas mercadorias apreendidas, serão multados. O descumprimento pode gerar pena de suspensão ao direito da venda. Segundo ele, haverá um aparato da Polícia Militar e da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) para garantir o cumprimento da recomendação.
 
De acordo com o coordenador do Nudtor, promotor de Justiça Edvando França, a recomendação está embasada no Estatuto do Torcedor e preza pela segurança do torcedor e prevenção da violência nos esportes. “O uso de garrafas de vidro no entorno do Castelão tem sido comum. Essa prática está colocando em sério risco a população que frequenta o Estádio em seu entorno, bem como policiais, visto o histórico de violência com apreensões físicas usando gargalos de cerveja com recipiente de vidro. Vale ressaltar que um dos cavalos da cavalaria da Polícia Militar já foi atingido no olho por um gargalo, tendo que ser submetido a uma cirurgia”, enfatiza o promotor.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do  MPCE