sexta-feira, 17 de maio de 2019

Porteiras - Prefeito Fábio Pinheiro assina convênio para fortalecimento do extrativismo do pequi no município

Porteiras segue colhendo os resultados de uma Agricultura organizada, prova disso são os números e a realidade vivenciada hoje pelos extrativistas de Pequi. Produto que tem acrescentado rendimentos à economia porteirense, através do programa de subvenção no âmbito da Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), do Governo Federal, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).



Em Porteiras, por decisão pessoal do prefeito Fábio Pinheiro Cardoso, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente institui o cadastro da nota fiscal dos produtores, uma medida que vem garantindo recursos extras aos catadores, além da comercialização dos produtos. 

Com base neste programa que facilita o acesso às informações e disponibiliza aos fornecedores o comprovante anual, Porteiras produziu, entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, um total de 388.431 kg de Pequi, com 483 notas fiscais geradas no próprio município. A ação tem estimulado à participação de muitas famílias, tanto que, em 2018 a Secretaria contava com 42 extrativistas cadastrados no sistema, passando a 124 em 2019. 

Esta semana, o prefeito Fábio Pinheiro esteve na sede da Conab em Fortaleza. Lá, ele entregou toda a documentação gerada pelos produtores porteirenses e assinou o convênio para aquisição de recursos com vistas ao fortalecimento do programa de extrativismo. Ao fim do encontro, o gestor ouviu elogios dos representantes do órgão federal pelo primoroso trabalho realizado, colocando Porteiras como precursor desta modalidade no Estado.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados da Prefeitura Municipal de Porteiras