segunda-feira, 3 de junho de 2019

Bolsonaro nomeia professor crítico dos cortes como reitor da UFCA

Imagem ilustrativa/ Google.
Nesta segunda-feira (3), o presidente Jair Bolsonaro nomeou o professor Ricardo Luiz Lange Ness como reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), com mandato de até quatro anos. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União.


Ricardo Luiz era o primeiro da lista elaborada pelo Conselho Universitário do UFCA e já era reitor temporariamente da instituição desde 2016. Eleito vice-reitor, ele assumiu a reitoria da instituição após a cabeça da chapa, professora Suely Salgueiro Chacon, ser redistribuída para a Universidade Federal do Ceará (UFC).
 
Curiosamente, Ricardo Luiz vinha sendo voz crítica aos cortes anunciados pelo governo Bolsonaro no ensino superior. Na última sexta-feira (31), o reitor participou em evento na Assembleia Legislativa sobre o tema. “Cortamos todos os auxílios para pesquisadores, além de manutenção predial (…) somos vistos como ameaças, quando, na verdade, poderíamos ser a solução”, disse.
 
Primeiro lugar também na consulta feita à comunidade acadêmica da UFCA, Ricardo Luiz figurava em lista que já aguardava nomeação do presidente da República desde o ano passado. Com a nomeação do novo reitor, segue expectativa em torno das nomeações para as outras instituições federais de ensino superior do Ceará, incluindo a UFC, a Unilab e o IFCE.
 
Nas quatro nomeações de reitores publicadas nesta segunda, todos os reitores indicados ocupavam os primeiros lugares nas listas enviadas ao presidente. Caso mantenha a linha, Bolsonaro deve nomear o professor Custódio Almeida como reitor da UFC. Estão ainda na disputa os professores Cândido Albuquerque e Maria Elias Soares.


*Da redação do Blog do Farias Júnior, com O POVO.