Garantir a segurança alimentar de crianças e adolescentes cearenses e a diminuição do desperdício de frutas, verduras e legumes não comercializados na Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa) é o objetivo do Programa Mais Nutrição, lançado nesta terça-feira (25), pelo Governo do Ceará.
A iniciativa vai beneficiar, com sopa e polpa de fruta produzidas através dos alimentos doados, 10.368 jovens atendidos por 91 entidades cearenses selecionadas nesta primeira etapa. A solenidade de lançamento contou com a presença do governador Camilo Santana e da primeira-dama Onélia Santana, idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, do qual o Mais Nutrição faz parte. A ocasião marcou também a inauguração da fábrica onde os produtos serão processados e embalados.
O governador destacou o pioneirismo cearense ao tornar essa ideia realidade e a importância que o programa terá para garantir que as novas gerações cresçam se alimentando de maneira adequada para suprir suas necessidades nutricionais. “Aqui estamos garantindo alimentação. O projeto, quando estiver com toda sua capacidade operacional, vai fornecer 120 mil refeições por mês. Através de um processo de industrialização feito com alto rigor de controle de qualidade, com nutricionistas, estamos produzindo uma sopa e polpa de frutas para abastecer as entidades que trabalham com crianças e adolescentes. Vamos iniciar por Fortaleza, Caucaia e Maracanaú e a ideia é que possamos ampliar para todo o Ceará.
Esta é uma ação pioneira no Nordeste, experiência que vem de Minas Gerais. Não tenho dúvida que vai contribuir e ajudar muito a evitar o desperdício de alimento, garantir segurança alimentar e qualidade na alimentação”, enfatizou Camilo Santana.Após a inauguração, o governador visitou ao lado da primeira-dama a estrutura da fábrica e conheceu passo a passo os processos para a produção dos alimentos. O chefe do Executivo estadual informou ainda que autorizou a liberação de R$ 1,3 milhão para que a Ceasa passe por uma reforma para garantir melhores condições aos comerciantes e clientes.
O programa
O Mais Nutrição está dentro do Programa Mais Infância Ceará. Ele foi estruturado em cima do combate ao desperdício de alimentos, enfrentamento à fome e alimentação saudável. Onélia Santana comentou sobre a necessidade de se cuidar da alimentação dos pequenos cearenses para garantir um futuro saudável a eles. “Nós ainda temos um percentual de crianças desnutridas, mesmo ainda pequeno diante da realidade do passado. Também temos crianças com obesidade por se alimentarem de maneira errada, então a gente precisa garantir a segurança alimentar de todas essas crianças”, disse.
O programa tem como objetivo manter um banco de alimentos “in natura” aproveitando os que seriam desperdiçados pelos comerciantes da Ceasa por questões meramente estéticas, mas que permanecem adequados ao consumo humano e com suas características nutricionais preservadas. Além disso, produzir polpas de frutas com as mais maduras e que não podem aguardar pela doação “in natura”. E, por fim, produzir um mix para a transformação em sopa através da desidratação de legumes (mandioca, cenoura, batata, abóbora, beterraba), mantendo o teor nutricional dos alimentos e garantindo a proteína, carboidrato e micronutrientes do Mix de Legumes . A fabricação contará com a doação mensal de 600kg de macarrão do Grupo M. Dias Branco. O mix terá ampla capacidade de atendimento, por ser de fácil e rápido preparo (1Kg de sopa prepara 40 porções) e de prazo de um ano de validade para consumo.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Governo do Estado do Ceará