quinta-feira, 6 de junho de 2019

Ceará - Política de Aids é discutida em audiência pública nesta sexta-feira (7),

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa, em conjunto com o Fórum do Movimento Social de Luta contra a Aids do Ceará realiza, na próxima sexta-feira (07/06), às 14h, a audiência pública sobre a “Política de Aids do Estado”.


O debate, que atende a solicitação do presidente do Colegiado,  deputado Renato Roseno (Psol), será no auditório do Complexo de Comissões Técnicas da Casa em alusão ao Dia Internacional do Memorial Candlelight, comemorado em 21 de maio, em memória das pessoas que morreram em decorrência da Aids e dos estigmas a ela associados.

O parlamentar ressalta que, de acordo com a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids -RNP+as,  pessoas vivendo com o Vírus no Ceará enfrentam problemas de infraestrutura no ambulatório especializado do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), tais como ausência de refrigeração e de leitos, entre outros. Além disso, há urgência na descentralização dos atendimentos, através da implementação dos Serviços de Atenção Especializada (Saes).

“O estado do Ceará, segundo dados do Boletim Epidemiológico HIV/Aids, de 30 de novembro de 2018, apresenta dados alarmantes sobre novos casos. Em 2017, a taxa de detecção em adultos era de 1,8 para cada 100 mil habitantes, passando a 19,6 casos em 2017. Em relação à população jovem, de 15 a 24 anos, o aumento é ainda mais significativo, de 2,6 casos/100 mil habitantes em 2008 para 30,2 casos em 2017. No mesmo período, foram detectados 10.150 novos casos de Aids”, informa Renato Roseno.

Participam do debate representantes da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Secretaria das Cidades (SCidades), Promotoria de Saúde Pública, Conselho Estadual de Saúde e a Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará (OAB-CE).



*Da redação do Blog do Farias com dados da Assembleia Legislativa