terça-feira, 4 de junho de 2019

COLUNA DA DRA. ÁDILA JUSTINO - Mais alguns mitos e verdades sobre Diabetes

Mais alguns mitos e verdades sobre Diabetes 



O DIABÉTICO DEVE IR AO OFTAMOLOGISTA REGULARMENTE – VERDADE
A retinopatia diabética é uma complicação microvascular progressiva que pode culminar em perda visual grave e permanente. Existe a possibilidade de controle e prevenção se for detectada e tratada a tempo. Dessa forma, pacientes com diabetes tipo 1 e 2 devem ser submetidos ao exame de fundo de olho por oftalmologista para rastreamento da retinopatia, independente de apresentar ou não queixa visual:
Pacientes com diabetes tipo 2, ao diagnóstico e após, anual ou bianualmente.
Pacientes com diabetes tipo 1, cinco anos após o diagnóstico e após, anual ou bianualmente.


FILHO DE MÃE DIABÉTICA SERÁ DIABÉTICO – MITO
O controle da glicemia da gestante diminui a probabilidade do filho desenvolver diabetes. Quanto maior o controle, menor o risco do bebê de mãe diabética ser diabético do tipo 2 na vida adulta. Também são pequenas as chances de uma mãe diabética tipo 1 ter um filho com essa doença (1% ou 2%).

PESSOAS COM DIABETES TIPO 2 QUE PRECISAM COMEÇAR A TOMAR INSULINA NÃO ESTAVAM CUIDANDO DA DOENÇA DIREITO - MITO
O diabetes tipo 2 é uma doença progressiva. Com o passar do tempo, o organismo produz gradualmente menos da sua própria insulina e os medicamentos orais podem se tornar insuficientes para manter os níveis de glicose no sangue normais.

OS PÉS DO DIABETICOS MERECEM ATENÇÃO ESPECIAL - VERDADE
Estima-se que uma em cada quatro pessoas com diabetes pode ter problemas nos pés ao longo da vida. Segundo o Ministério da Saúde, 70% das cirurgias para amputação de membros inferiores (pernas, pé, dedos dos pés) no Brasil têm como causa o diabetes mal controlado: são 55 mil amputações anuais.

É preciso manter os pés sempre limpos secos, lavar com água morna, e nunca quente, para evitar queimaduras. A pele precisa ser hidratada, usar meias sem costura. O tecido deve ser algodão ou lã. Antes de cortar as unhas, estas precisam ser lavadas e secas. Para cortar, usar um alicate apropriado ou uma tesoura de ponta arredondada. Não caminhar descalço. Os calçados ideais são os fechados, macios, confortáveis e com solados rígidos, que ofereçam firmeza.

AINDA NÃO HÁ CURA PARA O DIABETES - VERDADE
Porém, estão sendo realizados estudos que, no futuro, podem levar à cura. Para o diabetes tipo 1, está sendo estudada a terapia com células-tronco em pacientes recém-diagnosticados. Já para o diabetes tipo 2, os estudos com a cirurgia de redução de estômago (gastroplastia) têm mostrado aparentes bons resultados, mesmo em pacientes que não estão acima do peso. Salienta-se que esses métodos os ainda são absolutamente experimentais.
FONTE: https://www.endocrino.org.br/

Dra. Ádila Justino de Lima; Médica graduada Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande – FCM; Pós-graduada em cardiologia pela Faculdade IPEMED-MG. Em Brejo Santo atende na Clínica Central Saúde, na Praça Dionísio Rocha de Lucena, número 290. Contatos: (88) 21380115/ 981052232 /998169818.