sexta-feira, 14 de junho de 2019

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - Pedro Cornélio

PEDRO CORNÉLIO



Hoje ao sair para conversar com a personalidade da nossa história cotidiana, a emoção invadiu meu coração por se tratar de alguém que mesmo visível aos nossos olhos se torna anônima diante da correria diária. Todos os dias ele se encontra com sua banca de bombons, em frente a Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima e a Escola José Matias Sampaio. Lá está PEDRO CORNÉLIO que não perde o seu jeito de ser. O mais interessante que nosso diálogo transcorreu no seu local de trabalho, na calçada como ocorre a história do cotidiano.

Pedro Cornélio de Araújo, nasceu em Brejo Santo, no ano de 1942, precisamente no sitio Baixio do Boi, seus genitores: José Rodrigues de Araújo e Antônia Benta da Penha, de uma progênie de 10 irmãos, destaca-se a nossa estimada Professora Cosma (in memoriam) muito conhecida na cidade. Pedro Cornélio é casado com a Sra. Maria Ivani de Araújo com a qual tem 4 filhos: Marcos André de Araújo, Gluabs de Araújo,  Cláudio de Araújo, Pedro Cornélio de Araújo Filho,  e diz com orgulho que tem 5 netos. 

Pedro Cornélio diz que sua vida de infância foi dedicada ao serviço da roça. Mas destaca que sua história se revela quando se tornou político por 40 anos na cidade de Brejo Santo. Foi vereador por 3 Legislatura dos anos de 1977 a 1982, 1982 a 1988, 1988 ao ano de 1992. Sr. Pedro Cornélio revela que durantes seus mandatos de vereança sempre se dedicou ao povo e aos seus eleitores. Como naquela época era permitido ao político dar dinheiro, ele diz que fez muito, por isso que hoje não possui bens materiais.

Destaca que quando morria uma pessoa ele dava os velórios aos que necessitassem, enterros e com sua simplicidade nas palavras diz: “Dava açúcar e dava o café, passava a noite no velório para nós enterrar”. Lembra que ajudou nos projetos de alguns colégios de Brejo Santo como o do Baixio do Boi, Morro Dourado e na Cabaceiras. O Prefeito era quem fazia, mas os projetos partia de sua legislatura, afirma Pedro Cornélio. Recorda de alguns projetos com Lourdinha da Cabaceiras. Quando da sua vereança Pedro Cornélio diz que dava ainda Registros de Nascimento, Registros de Casamento Civil, Batizados entre outros.

Pedro Cornélio não estende a conversa, e diz que sobre Brejo Santo, é uma cidade boa, está grande e bonita e que tem ordem. Recorda dos Prefeitos Dr. Lucena e Juarez Leite Sampaio. Sente-se honrado em ser lembrado, recorda de um jornal Impresso por Farias, o qual escreveu sobre sua história, saiu exibindo pela cidade. Diz que hoje é aposentado que vende Xilito e  pipoca. Ele diz que no seu trabalho conversa com todos que passa, tem uma vasta amizade na cidade. Mas que vive bem. Como ele não prolonga a conversa encerra dizendo que o que disse já estava bom. 

Obrigada Pedro Cornélio por sua valiosa contribuição na nossa história cotidiana, por despertar em nós essa atenção aos que contribuem e contribuíram a com a história da nossa cidade. Na sua simplicidade o senhor falou o essencial, e o “essencial é invisível aos olhos” (Saint Exupery).