sábado, 15 de junho de 2019

Junho Vermelho destaca a importância da doação de sangue

A prática da doação de sangue ainda é um tabu para muitas pessoas. Esse fator, atrelado ao início do inverno no mês de junho e à aproximação do período de férias contribui para que bancos de sangue registrem queda no estoque. A campanha do Junho Vermelho busca conscientizar a população para a importância da doação de sangue.

No Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), ações de conscientização são realizadas durante todo o ano. É o caso do evento Universitário Sangue Bom, uma parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), que ocorrerá em agosto e tem o intuito de realizar a coleta de sangue no campus Lagoa Seca.
 
A iniciativa é organizada pela profa. Márcia Leite, do curso de Administração, com apoio dos eixos de Pessoas e de Operações, representados pela Liga Acadêmica de Pessoas (LAP), pela Liga Acadêmica de Operações e Sustentabilidade (LAOS) e pelo Projeto Consciência Sustentável do Programa de Educação Ambiental e Sustentável da Unileão (PEAS). A doação de sangue pode ser considerada uma ação sustentável por estar inclusa na dimensão social dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Já o curso de Biomedicina promove eventos corriqueiros com prestação de serviços gratuitos de saúde, como a tipagem sanguínea. Uma pesquisa do Instituto Datafolha e do Movimento Eu Dou Sangue mostrou que, dentre os 2.771 entrevistados, 39% não sabia o seu tipo de sangue, principalmente aqueles que estavam na faixa etária dos 16 aos 24 anos.

Em 2017, o estudo do Datafolha apontou, ainda, que cerca de 92% da população brasileira não havia doado sangue no período de junho de 2016 a junho daquele ano. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que cada país possua entre 3 e 5% de doadores de sangue na população. No Brasil, entretanto, o índice fica em apenas 1,8%.