quarta-feira, 10 de julho de 2019

Cariri - Preso escreve poema em papel higiênico e pede caderno e caneta a professor

imagem ilustrativa/google.
Um dos detentos da Penitenciária Industrial Regional do Cariri (Pirc), em Juazeiro do Norte, na qual o professor Ciswal dos Santos ministra aulas de informática, surpreendeu o educador com um pedido inusitado. O preso escreveu uma carta com um poema e a seguinte mensagem: “peço que, se der, mande-me um caderno e uma caneta”.

O professor, que foi selecionado para estudar em uma das mais prestigiadas instituições de ensino do mundo, a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, conta que recebeu o bilhete, escrito em um pedaço de papel higiênico, e o colocou dentro do notebook. "Nem abri na hora. Quando cheguei em casa, fui ver o que era aquilo e fiquei assustado com o que tinha na carta”, lembra.


Na mensagem, o detento afirma que é um "amante das letras" e ama escrever poesias para espalhar beleza entre "quem os toque".

“Vi um texto enorme e uma poesia. O que mais me surpreendeu não foi nem o fato de ter escrito no papel higiênico, foi o pedido dele. Na carta ele pedia um caderno e uma caneta. Segundo ele isso seria uma forma de se libertar. Seria um raio de luz para se libertar daquela escuridão que ele estava vivendo ali dentro”, recorda o professor.

No dia seguinte, Ciswal levou canetas e um caderno para seu aluno. Na primeira página da caderneta, o professor escreveu deixou mensagens de incentivo ao detento. “Espero um dia comprar um livro escrito por você, meu amigo”, escreveu o educador.

Imagem ilustrativa/google.



*Da redação do Blog do Farias Junior com dados do G1 CE