sexta-feira, 12 de julho de 2019

MPCE promove sessão de cinema e debate sobre questões raciais

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania), promove no dia 27 de julho o CineCidadania, com exibição do filme Pantera Negra e debate, a partir das 9h, no shopping RioMar Fortaleza. O evento é aberto à toda a sociedade, contando com a participação de membros e servidores do MPCE. O ingresso, que custa R$ 17, dá direito à pipoca e refrigerante ou suco (ao apresentar a carteirinha de estudante, o ingresso é adquirido por R$ 8,50).

O debate será realizado por Sandra Petit, mestra e doutora em Educação, bem como coordenadora do Núcleo das Africanidades Cearenses da UFC (NACE). O intuito é estimular o diálogo e provocar uma reflexão acerca de temas como racismo, preconceito e participação social dos negros. O encontro conta com apoio do NACE-UFC; da Secretaria da Cultura (Secult-CE), por meio do Comitê Gestor das Expressões Culturais Afro-brasileiras e do Comitê Gestor de Políticas Culturais Indígenas no Estado do Ceará; da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial (CEPPIR); do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Ceará (Sinsempece); e da Escola Superior do Ministério Público (ESMP).

O CineCidadania é uma das ações do “Igualdade Racial – projeto para um Ceará sem racismo”, criado com o objetivo de levantar questões étnicas de negros, indígenas, quilombolas, ciganos, umbandistas e candomblecistas. Desde março, informações acerca destes povos estão sendo publicadas nas redes sociais do MPCE para garantir uma maior conscientização.

A ação antecede um evento que promoverá seminário e grupos de trabalho voltados para três temas: superação do racismo, leis do ensino e fraude em cotas. O intuito, no final, é escolher um projeto para ser posto em prática pelo MPCE e pela sociedade em geral. O encontro será realizado no mês de setembro.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do MPCE