quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Assembleia Geral da UFCA debate o programa "Future-se" nesta quarta-feira (21).

imagem ilustrativa/google.
Nesta quarta-feira (21), a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Cariri (UFCA) vai se reunir, para debater o recém-lançado Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras (Future-se).

Divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 17 de julho, o Future-se, de acordo com a pasta, é um programa que pretende dar maior autonomia financeira a universidades e institutos federais, por meio de parcerias com a iniciativa privada. A preocupação das instituições de ensino é se e como o Future-se pode impactar o orçamento federal das universidades. Na UFCA, a primeira reunião do Conselho Universitário (Consuni/UFCA) sobre o Future-se ocorreu no último dia 15, depois da qual a próxima Assembleia Geral Universitária foi convocada. A Assembleia levará a discussão às demais instâncias acadêmicas, como os estudantes, os servidores docentes e os servidores técnico-administrativos. 

O Reitor da UFCA, Ricardo Ness, assinou uma declaração, divulgada no último dia 14, na qual se manifesta, pessoalmente, contrário ao Future-se. Também assinaram a declaração o Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Henry Campos, e o Reitor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Virgílio Araripe. Essa declaração não abarca o posicionamento das instituições como um todo, porque seus respectivos Conselhos Superiores precisam ser consultados para a formulação de um posicionamento oficial. Apenas o Consuni da UFC já deliberou a pauta e rejeitou o Future-se, em reunião na quarta-feira passada.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados da UFCA.