segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Boletim aponta mais tremores no Atlântico

Imagem ilustrativa/google.
No último sábado (10), foi  divulgado pelo Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), um Boletim que aponta a ocorrência de dois novos tremores na região próxima da costa cearense.


Segundo informações, esses eventos foram registrados por diversas estações sismográficas da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pelo Laboratório Sismológico da UFRN. O primeiro evento, de magnitude preliminar 4.1, ocorreu às 03h04, o que implica que não aparecerá nas listas do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) e do Centro Sismológico do Euro-Mediterrânico (CSEM), visto que estes divulgam apenas sismos de magnitude superior a 4.5.

O evento principal, de magnitude 5.1, ocorreu logo depois, às 04h41, e teve o epicentro localizado a aproximadamente 1.259 km a norte de Fortaleza e a 1.490 a nor-noroeste de Natal. Esse tipo de tremor é relativamente normal e, como já adiantou a Defesa Civil Estadual, não há riscos de ocorrência de fenômenos como tsunami ou qualquer um semelhante.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Cnews.