sábado, 3 de agosto de 2019

Camocim recebe o Projeto Vidas Preservadas na próxima segunda-feira

O Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (Caopije), promove na próxima segunda-feira (05), um encontro do Projeto Vidas Preservadas em Camocim. O evento inicia às 14h no auditório do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e é destinado aos órgãos públicos, organizações não governamentais, profissionais de comunicação e gestores e técnicos  municipais. 

O objetivo do evento é oferecer um momento de sensibilização, mobilização e fortalecimento das políticas públicas para a promoção da saúde através da prevenção e da posvenção do suicídio. As palestras serão ministradas pelo coordenador do Caopije, Hugo Mendonça.

Esta é a primeira edição do Encontro Regional do Projeto Vidas Preservadas no município, que contará com o envolvimento de outras cidades: Alcântaras, Barroquinha, Carnaubal, Cariré, Coreaú, Croatá, Cruz, Forquilha, Graça, Granja, Groaíras, Hidrolândia, Massapê, Meruoca, Moraújo, Frecheirinhas, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, Massapê, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Sobral, Ubajara, Uruoca, Varjota, Viçosa do Ceará. Em julho, o Encontro foi realizado em Santa Quitéria e nos municípios vizinhos. Nesse mês, o Projeto também será apresentado em Mossoró, no Rio Grande do Norte.

De acordo com o promotor de Justiça e coordenador do Caopije, Hugo Mendonça, levar a iniciativa para o interior do Ceará é importante para ampliar a repercussão do projeto. “Visitar esses municípios potencializa esse envolvimento”, completa.  

Vidas Preservadas
A iniciativa foi criada em 2018 por meio dos Centros de Apoio Operacional da Infância e Juventude (Caopije), do Meio Ambiente (Caomace), da Cidadania (CAOCidadania) e Criminal (Caocrim), com o apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP). O Projeto foca em sensibilizar e fortalecer políticas públicas para a promoção da saúde do povo cearense por intermédio da ação conjunta entre a sociedade e o MP. 

Dessa maneira, a iniciativa traz uma abordagem intersetorial sobre o tema para promover o debate em diferentes setores da sociedade. Durante 2018, 48 municípios aderiram ao Vida Preservadas. Neste ano, foi dada a continuidade ao acompanhamento dos municípios participantes e foram convidados mais 60 municípios para fazerem parte do Projeto.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do MPCE