terça-feira, 27 de agosto de 2019

Cariri recebe primeira Confraria Feminina de cervejas nesta quinta-feira

A relação entre mulheres e cerveja foi associada durante muitos anos ao sex appeal trazido nos comerciais da bebida. A Sommelière de Cervejas Kylvia Cordeiro é a prova de que a relação entre o público feminino e cervejas vai muito além desse estereótipo criado, podendo se tornar, inclusive, profissão. Foi com a proposta de quebrar esses estigmas que a engenheira química e especialista em Análise Sensorial escolheu a cidade de Juazeiro do Norte para fundar a Ladies Beer: primeira confraria feminina do Cariri cearense. O evento acontece nesta quinta-feira (29), às 19h, no Mestre Cervejeiro.


O Ladies Beer deve acontecer duas vezes no mês, quinzenalmente. Nesta edição inaugural, as 30 vagas disponibilizadas acabaram em menos de 48h. No ato de inscrição as participantes doaram 1 kg de alimento não-perecível, que será doado para o projeto Cariri Invisível. Mesmo com vagas encerradas, a palestra será aberta ao público.

Apenas a degustação guiada e harmonização será restrita para as inscritas. Kylvia ressalta que, embora se trate de uma Confraria de cervejas, o intuito é que o espaço seja oportuno para o debate de outros temas também, promovendo o acolhimento e a interação entre mulheres. “O objetivo é que as mulheres encontrem um ambiente onde se sintam confortáveis. Nosso lema é: não é sempre sobre cervejas, mas é sempre com cerveja’”, destaca a sommelière. A equipe de organização também é composta pela advogada Huanda Pontes e pela universitária Mabel Maia.

Segundo as organizadoras da Ladies Beer, as próximas edições devem contar com convidadas de diversas áreas de atuação profissional. A Confraria deve também ter a presença de mulheres que exercem um papel de liderança e voz na sociedade. Nesta primeira edição, as participantes aprenderão sobre a importância da mulher na história da cerveja e terão a experiência sensorial da degustação de alguns rótulos com a harmonização de alimentos.