quinta-feira, 8 de agosto de 2019

COLUNA DA JACQUELINE - Andanças

ANDANÇAS

Durante minhas andanças educacionais pude vivenciar  muitas coisas bonitas em detrimento de tantas coisas ruins que vem acontecendo  no cenário mundial. A boniteza dos lugares e pessoas  estão além do que enxergamos. Está  na essência. Algo que só podemos ver se deixarmos os olhos do coração contemplar.

Durante  doze dias me ausentei da minha rotina da Secretaria de Educação. Apesar de não me permitir afastar da missão que amo exercer: ser profissional da educação. Fazia questão de todos os dias entrar em contato com a equipe, e diga-se de passagem, bem mais que equipe, amigos – irmãos,  em torno de uma causa maior : a educação! A missão era levar um pedacinho da nossa educação para as terras do sul. E como foi gratificante esta troca de saberes e sabores.  

Voltei com uma certeza: há ESPERANÇA! Só o amor me ensina onde vou chegar! São tantos os educadores que apostam  no poder transformador da educação, que é impossível não ser contagiado por esta força. Lembro- me do filme: A corrente do bem, que conta a história de  um professor de estudos sociais que sugere como tarefa  a  sua turma,  pensar em uma ideia para mudar o mundo  e em seguida colocá-la em ação, gerando uma onda sem precedentes de bondade humana que floresceu  e transformou-se em um tsunami de boas ações.

Fiquei a imaginar como seria maravilhoso, se cada um de nós, educadores, colocássemos essa prática no nosso fazer. Nesta terça-feira, recebemos uma equipe de alunos e professores da Universidade Federal da Paraíba- UFPB, vindos de João Pessoa. Alunos da área de pedagogia que decididos em ser professor, buscam uma forma de dar sentido a sua prática. Fantástico! 

Mesmo com a correria dos últimos dias fui recebê-los. Foram acomodados na sede da Universidade Federal do Cariri  - UFCA. Educação se faz com parcerias. E como é bom contar com educadores acolhedores e comprometidos.

Lá fomos, eu e Adriana, receber nossos futuros professores. Dois micro ônibus e uma turma muito animada. A animação própria da juventude que teima em fazer deste mundo algo melhor. Acolhemos a todos com  um caloroso abraço e para adoçar a chegada um chocolate. Como foi encantador ver o sorriso e o olhar cheio de expectativa e da palavra que obstinadamente nos instiga a acreditar: ESPERANÇA!

E como afirmou Rubem Alves:
Hoje não há razões para otimismo. Hoje só é possível ter esperança. Esperança é o oposto do otimismo. “Otimismo é quando, sendo primavera do lado de fora, nasce a primavera do lado de dentro. Esperança é quando, sendo seca absoluta do lado de fora, continuam as fontes a borbulhar dentro do coração …” Otimismo é alegria “por causa de”: coisa humana, natural. Esperança é alegria “a despeito de”: coisa divina. O otimismo tem suas raízes no tempo. A esperança tem suas raízes na eternidade. O otimismo se alimenta de grandes coisas. Sem elas, ele morre. A esperança se alimenta de pequenas coisas. Nas pequenas coisas ela floresce…”

Por uma humanidade melhor!
Jacqueline Braga