quinta-feira, 15 de agosto de 2019

COLUNA DA JACQUELINE - Não Custa Nada

Não Custa Nada


O dia hoje foi de muitas atividades! Não gosto de dizer “ dia difícil”. Gosto de enfrentar as dificuldades com esperança. Lembro-me de Mia Couto, um dos meus poetas favoritos: Ontem era preciso esperança para ter coragem. Hoje é preciso coragem para ter esperança. E fico me apegando aquelas pequenas coisas que nos fazem continuar acreditando.
 
Um bom dia , um abraço, um sorriso, uma boa gargalhada. Aquele amigo que chega com folhas de alecrim e reza por você.  A xícara de café quentinha com bolacha, substituindo o almoço que não aconteceu. A preocupação em está junto na realização de uma agenda cheia e que não pode parar. A mensagem de áudio dizendo que não esqueceu você. A indignação em não aceitar palavras negativas a seu respeito. São tantas coisinhas miúda, mas que fazem uma grande diferença. 
 
A tarde uma pausa para contar um pouco da minha história a uma amiga querida. Rememorar a infância e a adolescência nos faz  viajar no tempo e compreender um pouco da nossa missão neste tão vasto mundo.
 
A noite chega depressa e com ela o desejo de acalmar a mente e o coração. Os anjos começam a aparecer através de mensagens nas redes sociais. Um dos pontos positivos da tecnologia.
 
- Professora soube que vem ministrar uma palestra aqui. Meu apartamento está a sua disposição!
- Que saudades profi!
- Professora quando vamos nos encontrar novamente?
 
E as palavras generosas vão crescendo igual redemoinho. Elas tem o poder de nos energizar. Assim como as palavras maléficas tem o poder de nos enfraquecer. Por isso, fujo das pessoas e palavras negativas.
E começo a lembrar da música que gosto de cantar:
Eu descobri que as coisas boas da vida são de graça, não custa nada!
Eu descobri que o mundo inteiro pode ser o meu jardim, a minha casa.
 
O teu abraço não custa nada
Um beijo seu não custa nada
A boa ideia não custa nada
Missão cumprida não custa nada
O pôr do sol não custa nada
A brincadeira não custa nada
Um gol de placa não custa nada
Vento no rosto não custa nada
E quando tudo parecer que está perdido dê uma boa gargalhada

Por uma humanidade melhor!
Jacqueline Braga