Sistemas Políticos.
EU TÔ ENEM AÍ.
BOM DIA. Hoje tratarei de um assunto pertinente abordado no Enem: os sistemas políticos.
COMO PROCEDER:
Inicialmente, leia os slides publicados.
Em seguida, procure responder as questões,
Posteriormente, confira o gabarito e leia os comentários postados.
BOM DIA. Hoje tratarei de um assunto pertinente abordado no Enem: os sistemas políticos.
COMO PROCEDER:
Inicialmente, leia os slides publicados.
Em seguida, procure responder as questões,
Posteriormente, confira o gabarito e leia os comentários postados.
QUESTÕES INÉDITAS MODELO ENEM
QUESTÃO 01. De acordo com a ilustração podemos concluir que o Anarquismo, enquanto ideologia política se define como
(A)Monarquias autoritárias ou absolutistas.
(B)Sociedades hierarquizadas e com privilégios de classe.
(C)Ausência de intervenção estatal nas atividades econômicas.
(D)organização política, ao propor a divisão de poderes do Estado.
(E)Sociedades livres nas quais os homens tomam suas próprias decisões.
(A)Monarquias autoritárias ou absolutistas.
(B)Sociedades hierarquizadas e com privilégios de classe.
(C)Ausência de intervenção estatal nas atividades econômicas.
(D)organização política, ao propor a divisão de poderes do Estado.
(E)Sociedades livres nas quais os homens tomam suas próprias decisões.
QUE É ANARQUISMO?
A palavra “anarquismo” tem origem na palavra grega anarkhia, que significa “ausência de governo”. O anarquismo é uma corrente de pensamento, uma teoria e ideologia política que não acredita em nenhuma forma de dominação – inclusive a do Estado sobre a população – ou de hierarquia e prega a cultura da autogestão e da coletividade. Alguns dos valores defendidos pelos anarquistas são: liberdade individual e coletiva, para o desenvolvimento de pensamento crítico e todas as capacidades individuais das pessoas; igualdade – em termos econômicos, políticos e sociais, valor que inclui questões de gênero e raça; solidariedade – a teoria anarquista só tem sentido se há entre as pessoas apoio mútuo, com colaboração e espírito de coletividade. O anarquismo critica principalmente exploração econômica do sistema capitalista e o que chama de dominação político-burocrática e da coação física do Estado. Os anarquistas não buscam uma revolução política, mas uma revolução social, que parta da maioria da população, dos trabalhadores, da classe que sofre alguma forma de dominação. Sua ideia principal é a horizontalidade: um território em que não exista Estado, nem hierarquia e em que a população faça a autogestão da vida coletiva.
Todo homem, desde que não viole a justiça, deve ser livre para que seus produtos possam competir com quaisquer outros. Nesse sistema de liberdade econômica, o Estado só tem três obrigações: proteger a sociedade contra a violência ou invasão de outros países; proteger a sociedade da injustiça e da opressão internas; manter e construir obras que sejam do interesse geral, mas que não interessem aos particulares.” SMITH, Adam. A riqueza das nações. In: Ignácio Lozón et al. História. Madri: Esla,1992. p. 82.
QUESTÃO 02. A Ideologia defendida por Adam Smith, surgida no século XVIII que criticava o Antigo regime, denomina-se:
(A) liberalismo econômico
(B)Socialismo científico
(C) Socialismo utópico
(D) mercantilismo
(E) Anarquismo
O QUE É O LIBERALISMO?
É uma doutrina político-econômica que surge, em sua essência, da vontade de limitação do Estado para a consequente ascensão da liberdade individual, dos direitos individuais, da igualdade perante a lei, da proteção à propriedade privada e do livre comércio. Essa vontade era intimamente ligada às lutas da burguesia na Inglaterra do século XIII e é por isso que por muitas vezes o liberalismo foi e ainda é facilmente associado a essa classe social. Para o liberalismo, portanto, o Estado Mínimo é necessário para que se possa garantir as pautas defendidas, que são variadas, conforme indicadas acima, e serão explicadas adiante. O mercado é considerado o grande provedor e regulador da sociedade na percepção dos liberais. (https://www.politize.com.br/liberalismo-o-que-e/?https://www.politize.com.br/&gclid=CjwKCAjw1_PqBRBIEiwA71rmteM7T8q-TYkC58jNpRq8Aiy_L0dgKaJMGsWjiiPiqibs_P1J_Zce3RoC3-EQAvD_BwE)
QUESTÃO 03. Os quadrinhos abaixo apresentam uma releitura didática e bem- humorada das principais ideias marxistas. O conceito da teoria marxista presente nesse quadrinho pode ser definido como:
(A) materialismo histórico – análise do capitalismo e apontamento para sua superação.
(B) Luta de classes – conflito entre grupos sociais antagônicos e interesses inconciliáveis.
(C) Ditadura do proletariado – adoção de uma revolução socialista com a eliminação do sistema capitalista.
(D) Mais- valia – diferença entre o valor recebido e o valor gerado pelo trabalho do operário.
(E) comunismo – estabelecimento de uma sociedade sem a propriedade privada e sem classes e sem Estado.
Mais-valia (tradução livre do original alemão Mehrwert) é o termo famosamente empregado por Karl Marx à diferença entre o valor final da mercadoria produzida e a soma do valor dos meios de produção e do valor do trabalho que é a base do lucro no sistema capitalista. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Mais-valia)
QUESTÃO 04. Observe a tirinha:
![]() |
© Joaquín Salvador Lavado (Quino). Toda Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, 2008. p. 203. |
Miguelito comenta com Mafalda e Filipe um dos princípios defendidos pelo socialismo, ideologia difundida na Europa ao longo do século XIX. O princípio socialista abordado na tirinha é:
(A)o fim da propriedade privada dos meios de produção.
(B)a implantação de uma sociedade igualitária.
(C)a implantação da ditadura do proletariado.
(D)o fim das classes sociais
(E)o fim da mais-valia.
O socialismo científico foi criado no século XIX, pautado em uma análise histórica e científica do capitalismo. Por ter como pensadores Friedrich Engels e Karl Marx, o socialismo científico é muito conhecido como marxismo. Segundo Marx e Engels, em todas as épocas históricas a sociedade foi marcada pela luta de classes, sendo essa relação caracterizada pelo antagonismo entre uma classe opressora e uma oprimida. No sistema capitalista, essas classes são representadas, respectivamente, pelos proprietários privados do capital, e portanto os donos dos meios de produção, e do outro lado por uma massa de assalariados sem posses, que dispõe apenas de sua força de trabalho.
(A)o fim da propriedade privada dos meios de produção.
(B)a implantação de uma sociedade igualitária.
(C)a implantação da ditadura do proletariado.
(D)o fim das classes sociais
(E)o fim da mais-valia.
O SOCIALISMO CIENTÍFICO
O marxismo enxerga o proletariado como a única classe social capaz de destruir essa forma de exploração do homem pelo homem, por meio da destruição do capitalismo. Isso seria alcançado quando o proletariado chegasse ao poder, com uma revolução. Ao atingir o poder, os trabalhadores eliminariam as desigualdades, abolindo as classes sociais e tornando a sociedade igualitária. Quando isso acontecesse, estaria assinalada a passagem do socialismo para o comunismo. Além de propor a extinção das classes sociais, o socialismo científico defende ainda: A socialização dos meios de produção: todas as formas de produção, como as indústrias por exemplo, passam a pertencer à sociedade e são controladas pelo Estado. Com isso, a riqueza deixa de ser concentrada nas mãos de uma minoria privilegiada; Abolição da propriedade privada e controle do Estado sobre a divisão igualitária da renda; Economia planificada: todos os setores econômicos passam a ser controlados e dirigidos pelo Estado, que determinará os preços, os salários e a regulação do mercado como um todo. (https://www.politize.com.br/socialismo-o-que-e/)
Gabarito
1 – E
2 - A
3 - D
4 - A