segunda-feira, 12 de agosto de 2019

COLUNA VERTEBRAL - Sensibilidade


 Sensibilidade

Você se considera incompreendido?
Já foi criticado por pensar de mais ou sentir de mais?
Já sentiu vergonha alheia por colocar-se no lugar do outro?
Se sim, lhe apresento a sensibilidade. 

O padrão social ou a ideologia machista acha que emociona-se “é coisa de gente fresca “. Porém a vejo com outros olhos.

Sensibilidade. É Aquela percepção singular do mundo e das pessoas ao seu redor. Pessoas com esse ‘’dom’’, atribuo a dom, quando bem administrado, conseguem ver beleza em pequenas coisas. São pessoas que possuem o dom de transformar pequenos minutos em recordações endêmicas, de um jeito singular.

“Tudo é tão pequeno de tão grande que é ‘’. Ser sensível vai muito além do que chorar, traduzindo em sinônimos, sensibilidade é percepção, apreciação.

 É perceber como as ruas ficam mais aconchegantes depois de um dia de chuva, é apreciar uma comida ao ponto de descrever o seu gosto, ver beleza em um simples sorriso, um simples gesto, é trazer significado e respeitar um simples desenho de uma criança.

Quem se considera sensível, considera sentir na pele a imensidão, considera um simples momento do cotidiano como uma oportunidade para perceber algo de bom, algo novo.

Há quem veja esse dom como fraqueza, falta de virilidade, pensar de uma maneira neurótica. Entretanto, para esse sentimento fazer jus ao significado "Ternura", é necessário equilíbrio, como tudo na vida. É necessário inteligência emocional.

A capacidade de ser sensível ,traz uma vulnerabilidade às dores e a mágoas, se houver um descontrole dos sentimentos. Quem se excede na sensibilidade se chateia facilmente, há uma propensão para acumular essas mágoas. Já ouviu a frase: Você é uma pessoa difícil de se conviver?

A própria sensibilidade em excesso, gera a mágoa e é por meio dela que pessoas se fecham para seus sentimentos, abrindo caminho para uma linha tênue entre a sensibilidade e a frieza.

Com isso, só com inteligência emocional e equilíbrio essa apreciação será entendida como “Ternura” e a cura emocional virá. Fazendo isso, você terá mais propensão para desenvolver o seu lado espiritual. 

Vale apenas sentir-se com responsabilidade, pois a falta da sensibilidade pode corromper o espírito. Seja sensível às pessoas, seja perceptível aos detalhes, como diz o humorista Whindersson Nunes: “ Eu olharia as aves como eu nunca olhei, daria um abraço apertado em meus avos’’

A vida já está muito preta e branca, para você não pôr cor
Se tu és alguém sensível, então Coloris.
- [ ]

A @colun_avertebral é um projeto idealizado pelas estudantes, Eduarda Vitória & Sarah Regina, do curso de Jornalismo da UFCA.