quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Crato - Município sediará a 6ª Semana Freiriana do Cariri


Entre os dias 15 e 21 de setembro desse ano o Cariri cearense será palco da 6ª Semana Freiriana do Cariri, uma iniciativa da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa [EPUCA], uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, com sede na cidade do Crato. O evento se realizará no contexto das ameaças a direitos humanos fundamentais e à própria vida, em curso no Brasil e em outras partes do mundo, movidas por uma cultura de ódio, intolerância e negação do outro que tem pautado a jornada humana nesse planeta nos últimos tempos.


Paulo Freire, uma das maiores expressões da educação em todo o mundo e patrono da Educação no Brasil desde o dia 13 de abril de 2012 [Lei 12.612/2012], passou a ser tratado pelo atual governo como inimigo público número 1, em que pese a valiosa contribuição do educador pernambucano para a educação do nosso país e, sobretudo, para a alfabetização de adultos.

Ademais, para além das temáticas diretamente relacionadas ao ensino e às práticas pedagógicas, a Semana Freiriana do Cariri tem se revelado um espaço privilegiado para o diálogo e a reflexão sobre questões éticas e sobre a urgência de um novo paradigma, já em construção, centrado na vida e numa perspectiva ecológica profunda. Some-se à ampla agenda da #SFC2019 a edição estadual da Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação [CONANE Ceará] e o Encontro Regional de Educação Popular em Saúde e Convivência com o Semiárido.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do EPUCA