quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Governo do Ceará confirma primeiro caso de sarampo no estado

Na última sexta-feira (26), o Ceará registrou o primeiro caso confirmado de sarampo, segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). O Estado não apresentava relatos da doença desde 2015, quando houve um caso em julho daquele ano. Nesta semana, o Ministério da Saúde começou a enviar mais de 71 mil doses extras da vacina tríplice viral ao Ceará. A ação visa garantir a dose extra contra o sarampo em todas as crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias.


De acordo com o novo boletim epidemiológico da doença, o Brasil registrou 2.331 casos confirmados de sarampo entre 2 de junho a 24 de agosto deste ano. Os casos foram detectados em 13 estados, entre eles seis do Nordeste: Piauí, Sergipe, Bahia, Rio Grande do Norte, Maranhão e Pernambuco. Ainda segundo o documento, nesses 90 dias, 106 exames foram solicitados no Ceará.

O surto é mundial. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de casos de sarampo no mundo triplicou nos primeiros sete meses de 2019, considerando o mesmo período do ano em 2018. O Brasil vinha de um histórico de não registrar casos adquiridos dentro do País desde o ano 2000 – entre 2013 e 2015, ocorreram dois surtos, um no Ceará e outro em Pernambuco, a partir de casos importados.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do OPOVO