quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Governo do Ceará divulga alunos selecionados para receber bolsa do Programa AvanCE

Os nomes dos dois mil alunos oriundos da rede estadual de educação e de baixa renda que ingressaram no Ensino Superior e foram aprovados no processo seletivo para participar do Programa AvanCE - Bolsa Universitário foram divulgados na última terça-feira (27), pelo Governo do Ceará. Mil bolsas são para alunos que entraram na universidade no ano de 2018 e a outra metade para quem ingressou em 2019.
 

O AvanCE visa melhorar as condições de acesso à universidade dos estudantes egressos da rede pública estadual que vão estudar em outro município. Camilo destacou que a bolsa paga Estado serve para ajudar nesse início longe de casa. “Muitas vezes o jovem abandonava a faculdade porque não tinha dinheiro para pagar um aluguel, se alimentar, e isso dificultava. Essa é uma política importante para garantir que nossos jovens cearenses possam realizar seu sonho de fazer um curso do Ensino Superior. Nunca esqueço quando eu estava no interior e um jovem chegou até mim para dizer que era aluno de universidade pública em Fortaleza, mas teve que abandonar a faculdade porque muitas vezes não tinha dinheiro nem para comer. Então, nós criamos esse programa para garantir que esses jovens nunca interrompam o sonho de cursar uma faculdade”, disse o governador.

O pagamento da bolsa para os dois mil selecionados vai ser realizado a partir desta quarta-feira (28). A lista com os nomes dos beneficiados pode ser acessada no site da Secretaria da Educação. O programa garante um auxílio financeiro no valor de R$ 468,50 para cada aluno durante um ano. O investimento do Governo do Ceará é de R$ 12 milhões. A Seduc é a responsável pela seleção dos bolsistas e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) pela concessão da bolsa.

O AvanCE foi lançado em 2017, ocasião na qual beneficiou mil estudantes. Em 2018 não houve seleção, em virtude das eleições, mas o Estado vai fornecer a bolsa este ano. “Como no ano passado o programa foi suspenso por conta do período eleitoral nós lançamos duas mil bolsas esse ano”, explicou Camilo Santana.
 
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Governo do Estado do Ceará