terça-feira, 27 de agosto de 2019

Governo lança Concurso de Redação para alunos das escolas públicas estaduais

Desenvolver uma boa redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode fazer a diferença para o ingresso no ensino superior. Com esse objetivo, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com a Fundação Demócrito Rocha, promove o Concurso Redação Enem: chego junto, chego a 1.000! Nesta terça-feira (27), a ação foi lançada, por meio de transmissão ao vivo pelas mídias sociais da Seduc (Facebook e Instagram), direto da Escola Dr. César Cals, em Fortaleza.

A ação é destinada aos alunos da 3ª série e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio das escolas públicas estaduais cearenses. A iniciativa tem como finalidade selecionar e premiar as produções, como forma de fomentar a adequada redação de texto na modalidade dissertativo-argumentativa, de acordo com o exigido no Exame.

De acordo com o regulamento, será considerada como inscrição do aluno ou da aluna o envio das redações ao processo de correção e pontuação por meio do Portal Aluno Online, no período de 28 de agosto a 2 de outubro de 2019. Os temas e textos motivadores necessários para a elaboração da redação estarão disponíveis às quartas-feiras, nos dias 28/08 (1ª), 04/09 (2ª), 11/09 (3ª), 18/09 (4ª) e 25/09 (5ª). O assunto oficial da Redação será escolhido por sorteio na data de 27 de setembro de 2019. O tema sorteado terá divulgação imediata por meio do Portal Aluno Online e do Jornal O Povo.


O certame tem três fases: escolar, regional e estadual. Na primeira, os textos serão avaliados no âmbito das unidades de ensino. O autor da redação melhor avaliada de cada escola receberá menção honrosa, além de seguir para a etapa seguinte, de abrangência das 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). O texto com melhor qualificação em cada regional será premiado com a publicação em livro e o autor receberá um smartphone, além de ser classificado para o momento posterior. Na sequência, a fase estadual terá uma banca, composta por uma comissão de professores, que elegerá as três melhores redações, cujos autores receberão um notebook.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Governo do Estado do Ceará