terça-feira, 13 de agosto de 2019

Juazeiro do Norte - 1° município do Brasil a contar com 100% da plataforma Bright Cities

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, segue atuando para materializar o conceito de Cidade Inteligente. A novidade agora é a utilização da Bright Cities, uma plataforma disruptiva capaz de diagnosticar e sugerir o roteiro de soluções para, de maneira eficiente, rápida e sustentável, aperfeiçoar a gestão municipal, ofertando melhor qualidade de vida à população.

A plataforma irá gerar a concepção, formatação e desenvolvimento de diagnóstico da cidade nos quesitos do conceito de cidades inteligentes e entregará um mapeamento de soluções tecnológicas para possível aplicação em Juazeiro do norte. Esse diagnóstico abrangerá áreas como Educação, Meio Ambiente, Saúde, Segurança, Mobilidade e Empreendedorismo. A metodologia, que consiste em identificar as lacunas da cidade em relação a indicadores globais, a exemplo da ONU e da OMS, e elencar resolutividades com base na tecnologia e inovação, é desenvolvida por meio de machine learning e inteligência artificial.

Juazeiro do Norte será a primeira cidade do Brasil a contar com 100% da plataforma. "É mais um avanço sobre o alicerce do pioneirismo" , disse o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo. Juazeiro do Norte vem chamando à atenção mundial desde a aprovação da Primeira Lei Municipal de Inovação e Smart Cities do país, em junho de 2018. De lá pra cá, foi premiado pela multinacional Microsoft, inserido na Carta de Puebla, recebeu Certificado de Município Membro da Alianza Smart Latam e será o 31º município do mundo e o 4º do Brasil a integrar o City Possible, programa global de cidades inteligentes da Mastercard.

Para Raquel Cardamone, CEO da Bright Cities, "Juazeiro do Norte tem se destacado na área da inovação.O Secretário Michel Araújo e o Prefeito Arnon Bezerra buscam, de forma intensa e proativa, entender o que há de mais inovador na gestão pública para aplicar na cidade."  Raquel Cardamone ainda é especialista  em Cidades Inteligentes e acrescentou:

"Utilizar a tecnologia para tornar os serviços públicos mais eficientes tem sido algo que a atual gestão de Juazeiro do Norte vem objetivando. Assim, atraiu a nossa plataforma. Acreditamos que podemos contribuir nesta jornada."

A previsão é que, em setembro, já sejam apresentados os cenários mapeados para implementação de tecnologias, em Juazeiro do Norte. Os projetos, com estimativa de custos, prazos e escala de prioridades deverão estar concluídos em outubro.
 
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte .