quinta-feira, 8 de agosto de 2019

MPCE entrega à Justiça denúncia contra “Zé do Valério”

O Ministério Público do Ceará (MPCE) entregou à Justiça, na última segunda-feira (5), denúncia contra o vaqueiro José Pereira da Costa, conhecido como “Zé do Valério” pelo assassinato de Daniele de Oliveira Silva. A Promotoria de Justiça de Pedra Branca acusou “Zé do Valério” pela prática dos crimes de homicídio com quatro qualificadoras: motivo torpe, meio cruel, impossibilidade de defesa da vítima e feminicídio.


Segundo a peça criminal, o fato aconteceu no dia 24 de abril deste ano, no Sítio São Gonçalo, zona rural do município de Pedra Branca. Por volta das 12h, o denunciado teria constrangido a vítima “mediante violência e grave ameaça, a ter conjunção carnal e prática de atos libidinosos, matando-a cruelmente, por motivo torpe e por razões da condição de sexo feminino, além de impossibilitar sua defesa”, consta na denúncia.

De acordo com o que foi apurado em laudos, exames periciais e depoimentos, a vítima estava sozinha produzindo queijos artesanais e foi abordada por Valério com uma arma e a obrigou a ir até ao matagal, quando teria cometido os atos criminosos. O promotor de Justiça Rafael Matos de Freitas Morais defende que “a autoria está comprovada pelas oitivas coligidas aos autos”.

O increpado foi procurado durante meses pelas autoridades policiais e, quando foi capturado, confessou a prática do homicídio perante autoridade policial, mas negou ter cometido estupro, apesar de afirmar que tentou beijá-la e que era apaixonado pela vítima.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do MPCE