terça-feira, 27 de agosto de 2019

Professores de Biomedicina da Unileão publicam capítulo em e-book sobre Biologia e Medicina.

Os professores do curso de Biomedicina da Unileão Aracélio Viana Colares e Karollyna do Nascimento Silva publicaram um capítulo no e-book “Avanços em Medicina e Biologia” (Advances in Medicine and Biology), da editora Nova Science Publishers, sediada em Nova Iorque (EUA).


O artigo “Interação in vitro do óleo essencial de Vanillosmopsis arborea Baker (Asteraceae) e seu constituinte majoritário α-bisalbolol com parasitas de Leishmania amazonensis” teve como objetivo avaliar a atividade antiparasitária do óleo essencial de uma espécie vegetal da Chapada do Araripe, situada na região do Cariri cearense. A espécie Vanillosmopsis arbórea é conhecida popularmente como "candeeiro".

“Além disso, nós identificamos como componente majoritário o α-bisabolol, um metabólito secundário pertencente à classe dos sesquiterpenos, muito utilizado na indústria farmacêutica, especialmente na área da cosmética”, afirma o prof. Arácelio.

Os professores pesquisadores tiveram o apoio da Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX) da Unileão, que prioriza o suporte a docentes no que diz respeito à pesquisa e extensão. Já o estudo foi realizado em parceria com a Universidade Regional do Cariri (Urca) e com a Fundação Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), do Rio de Janeiro.


*Da redação do Blog do Farias Júnior.