quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Quinta edição do Foto Síntese debate Decolonialidade em imagens.

A partir desta quarta-feira (28) até dia 30 de agosto, o tema “Imagens Decoloniais” vai marcar a quinta edição do Foto Síntese: evento anual, voltado à Fotografia, realizado desde 2015 pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB). Na UFCA, estão à frente da organização a Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA) e o Curso de Jornalismo da instituição. Os interessados em participar deve efetuar inscrição, por meio de formulário eletrônico.


O objetivo do Foto Síntese é fomentar debates no campo das Imagens e da Fotografia, além de reunir profissionais, teóricos e entusiastas da área. Nos três dias de evento, a comunidade acadêmica e também o público externo terão acesso gratuito a oficinas, mesas redondas, exposições, performances e apresentações culturais. A abertura do Foto Síntese será no CCBNB de Juazeiro do Norte, a partir das 18h30. Logo após a abertura, ocorrerá a primeira mesa redonda da programação, cujo tema será “Colonial, Pós-Colonial, Decolonial: imagens dentro e fora das nomenclaturas”.

Em paralelo à programação no CCBNB, haverá três oficinas. Uma delas será de edição de vídeo, ministrada pelo Técnico em Audiovisual da UFCA, Lamonier Ângelo. Outra será uma oficina de colagem Afrofuturista, conduzida pelo coletivo Cocada Preta (projeto vinculado à Procult/UFCA que visibiliza narrativas negras e indígenas da região). A terceira será uma oficina de intervenção, conduzida pela fotógrafa Marcela Bonfim e pelo arte-educador e designer, Rodrigo Lopes. Todas requerem inscrição prévia. 

A programação dos três dias:
(28/08) – Local: CCBNB
14h-18h: Oficina 1 – Colagem Afrofuturista (Cocada Preta)
18h30 Abertura do evento.
19h Mesa 1: Colonial, pós-colonial, decolonial: imagens dentro e fora das nomenclaturas.
Participantes: Thiago Florêncio (Urca), Ana Aline Furtado (UFC), Tiago Coutinho (UFCA).

(29/08) – Local: CCBNB
16h Mesa 2: Vestígios da Imagem – diálogo com o Festival Fotokariri Participantes: Realizadorxs Rubens Venâncio (URCA), Nívia Uchoa (CE), Rafael Vilarouca (CE).
19h Mesa 3: Imagens decoloniais.
Participantes: Marcela Bonfim (RO), Rodrigo Lopes (CE), Elane Abreu (UFCA).

(30/08) – Local: CCBNB
14h-19h Oficina-intervenção no CCBNB e nas ruas da cidade com Marcela Bonfim e Rodrigo Lopes.
19h Encerramento com Grupo de percussão da Emuc.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados da UFCA.