sábado, 31 de agosto de 2019

Transposição - Testemunha ocular desse sonho

Foto - Leandro Gomes
Vivi ontem um dia histórico. E isso não é apenas uma frase de efeito ou força de expressão. De fato, há muito mais de uma década esperava para assistir um espetáculo como aquele. 



Foto - Blog do Farias Júnior
Para mim que acompanhei desde o início os principais capítulos de toda essa jornada, inclusive contribuindo de forma ativa na campanha de iniciativa do saudoso deputado Welington que culminou com a coleta de mais de um milhão de assinaturas, foi emocionante ver mais essa etapa ser vencida e testemunhar, as águas serem elevadas a uma altura de 180 metros e corretem pelo canal para encherem o reservatório de Negreiros e seguida, por gravidade, dirigir-se para o reservatório de Jati, primeiro do nosso estado, para então, aguardar a conclusão do Cinturão da Águas e continuar seguindo rumo ao Castanhão. 

Foto - Blog do Farias Júnior
Com a ausência sentida e reclamada do governador Paulo Câmara, de Pernambuco, Camilo recebeu elogios de todos os integrantes do Governo Federal. Em sua fala, o governador cearense pediu ao ministro que levasse ao presidente Jair Bolsonaro o agradecimento em nome do povo cearense.

Além do governador Camilo Santana, o estado do Ceará estava representado pelo deputado estadual Guilherme Landim, presidente da comissão da assembleia que acompanha o projeto de transposição, o deputado federal Heitor Freire, o secretário da SRH Francisco Teixeira, os prefeitos Mano Morais de Mauriti, Agábio de Penaforte, Fábio Pinheiro de Porteiras e as prefeitas Mundinha de Jati e Teresa Landim de Brejo Santo. 


Foto - Leandro Gomes
Do município também estiveram presentes o vice-prefeito Bosco Sampaio, secretários municipais, vereadores, assessores, empresários e colaboradores, tornando a comitiva de Brejo Santo a maior dentre os municípios que se fizeram presentes.


Foto - Blog do Farias Júnior

Recursos para a conclusão do Cinturão das Águas no Ceará.

“A nossa prioridade era concluir essa etapa da transposição e fazer a água chegar no Ceará. Dentro do que temos possível (de recursos), estamos priorizando o caminho das águas para que as águas cheguem ao Castanhão”. 
Ministro Gustavo Canuto.

“Estamos trabalhando, dialogando, cobrando do ministério, já tem um recurso empenhado, a gente espera que após a liberação das águas da estação de Salgueiro, a gente consiga a liberação para que possamos dar continuidade a obra”. 
Governador Camilo Santana.


Momento histórico
“Hoje, aqui, estamos vivendo uma emoção muito grande poder participar desse enchimento do dique de Negreiros, novamente as bombas sendo acionadas e a lembrança que fica é a lembrança do deputado Welington Landim que foi o grande lutador por essa obra, desde lá do início quando o ministro Ciro Gomes assumiu como ministro do presidente Lula, se passaram esses quatro governo e hoje se torna realidade, estamos aqui e vamos continuar lutando por essa obra”. 
Deputado estadual Guilherme Landim.

“Não posso deixar de agradecer também ao Exército Brasileiro, que décadas atrás deu início a esse sonho que hoje estamos tornando realidade. O governo federal, o nosso presidente Bolsonaro e o ministro Canuto estão fazendo a parte deles”.
Deputado federal Heitor Freire.

*Da redação do Blog do Farias Júnior