segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Unileão parabeniza estudantes pelo Dia do Estudante

A trajetória estudantil se inicia na infância e se estende pelo tempo que for necessário para que o aprendiz se sinta saciado pelo conhecimento adquirido. Aqueles que dedicam parte ou toda a vida aos estudos são homenageados numa data especial: o Dia do Estudante, data que foi comemorada no último domingo (11).

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) tem orgulho de fazer parte da história de milhares de estudantes. Com 18 anos de fundação, a Instituição já formou mais de 8 mil profissionais de diversas cidades do Ceará, da Paraíba e de Pernambuco, dentre outros estados. Grande parte desses egressos escolhe o mercado de trabalho da sua área, mas também há muitos que optam pela pesquisa e pela educação contínua. É o caso de Francisca Alana de Lima Santos, fisioterapeuta e pós-graduada em Fisioterapia Hospitalar e em Docência do Ensino Superior pela Unileão.

“Depois de alguns anos de estudo, resolvi voltar a ser estudante, agora no mestrado em Ensino em Saúde, para contribuir um pouco com o outro lado do processo de ensino e aprendizagem”, conta.

Alana ainda ressalta a importância da Unileão na sua trajetória como estudante. “Em cada uma das experiências, a Unileão esteve comigo, estimulando meu aprendizado e incentivando minha formação. Seja na graduação ou pós-graduação, a Instituição me incentivou a aproveitar as melhores oportunidades, despertar a curiosidade, a vontade de crescer e de seguir em frente. Hoje, sou professora, mas mais do que isso, sou eternamente estudante”, completa.

Transformação
A Unileão se estabeleceu como um lugar de transformação através da educação. A Instituição conta com um corpo docente alinhado com as necessidades do mercado do futuro e equipamentos onde os alunos podem exercer plenamente seus estudos e práticas voltadas para as suas áreas de formação.

História
A data 11 de agosto foi instituída como o Dia do Estudante por diferentes motivos. Foi nesta data, em 1827, que o imperador D. Pedro I autorizou a fundação das primeiras faculdades de ensino jurídico no país, as quais eram também pioneiras no Ensino Superior brasileiro. Com a criação das Faculdades de Direito de Olinda (PE) e a do Largo do São Francisco (SP), foi sugerido pelo jurista Celso Gand Ley que, naquela data, fosse celebrado algo mais abrangente, como o Dia do Estudante.

Já em 11 de agosto de 1937, foi criada a União Nacional dos Estudantes (UNE), cujo objetivo era representar os estudantes das variadas categorias em movimentos sociopolíticos.

 
 *Da redação do Blog do Farias Júnior