terça-feira, 3 de setembro de 2019

Assembleia Legislativa inicia ações de conscientização do Setembro Amarelo.

Na última segunda-feira (2), a Assembleia Legislativa iniciou as ações do Setembro Amarelo, mobilização internacional de prevenção ao suicídio. Segundo o presidente da Casa, deputado José Sarto (PDT), a campanha propõe debater o tema sem tabu, esclarecendo a população.


Sarto chama a atenção para a importância da saúde mental. Segundo ele, o Ceará lidera as estatísticas de suicídio no Norte/Nordeste. “Essa realidade choca”, disse. Ele falou da necessidade de desenvolver atividades que conscientizem a sociedade, informem e debatam com profissionais e população esse tema. Durante a manhã, os servidores e visitantes da Casa foram recepcionados pelo parlamentar, recebendo panfletos informativos e fitas amarelas.

Como parte do movimento Ideia Certa, o Legislativo Cearense fará ainda uma campanha publicitária de conscientização da população. Entre as ações promovidas pela Casa estão: uma audiência pública para tratar do suicídio na adolescência; palestra sobre comportamento suicida e sobre depressão na adolescência; mesa-redonda sobre combate à depressão, automutilação e prevenção do suicídio, além de escuta com psicólogos e demais eventos em prol da prevenção e conscientização da sociedade. O prédio da Assembleia Legislativa está desde a noite da última segunda-feira (2), com a iluminação amarela, como forma de aderir à campanha do mês mundial de prevenção do suicídio.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados da Assembleia Legislativa.