quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Cariri - CDHC realiza audiência para debater violência de gênero e contra a mulher.

Na última quarta-feira (18), às 18h30, a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará (CDHC), juntamente com o curso de Serviço Social do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), de Juazeiro do Norte, realizaram uma audiência pública para debater a violência de gênero e contra a mulher na região do Cariri. O debate foi proposto pelo deputado Fernando Santana (PT).

Segundo o deputado, a violência de gênero é a violência física ou psicológica exercida contra qualquer pessoa ou grupo de pessoas, com base no seu sexo ou gênero, que impacta de maneira negativa em sua identidade e bem-estar social. “Sendo praticada principalmente contra mulheres, esse tipo  de agressão vem sendo amplamente debatida na atualidade com o intuito de incentivar a criação de políticas públicas que conscientizem a sociedade sobre como identificar, denunciar e combater essa prática socialmente nociva”, afirma o parlamentar.

Na ocasião, estiveram presentes o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Francisca Gregório de Oliveira; o titular da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Juazeiro do Norte, Francisco Sandoval de Sá Barreto; a titular da Secretaria de Segurança Pública de Juazeiro do Norte, Ivoneide Antunes de Brito e a presidente da subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE) Mulher do Cariri, Derineide Barboza Cordeiro. Também foram convidados a delegada da Delegacia da Mulher no Cariri, Débora Rogéria Gurgel dos Santos; a presidente do Conselho da Mulher, Maria do Carmo Ferreira Neta; a representante do Movimento das Mulheres do Cariri, a professora Zuleide Queiroz; o representante da Unileão, o professor Otto Rodrigo Melo Cruz e a coordenadora do curso de Serviço Social da Unileão, a professora Márcia de Sousa Figueiredo.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados da Assembleia Legislativa do Ceará.