terça-feira, 17 de setembro de 2019

Ceará - Seminário discute redesenho da rede materno-infantil.

Na última quinta-feira (12), gestores estaduais e municipais, diretores de hospitais polo e maternidades e coordenadores das Regionais de Saúde participaram do II Seminário do Programa Nascer no Ceará. O evento realizado pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) ocorreu no Hotel Plaza Suíte, como parte das ações do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana. A iniciativa visa a redução do adoecimento e da mortalidade materno-infantil no estado.


“Organizando a rede e definindo territórios será necessário ainda um estudo técnico-científico, além de muito planejamento. Quando a gente se propõe melhorar o sistema de saúde, temos que envolver a saúde integral da mulher e da criança a partir da organização da rede materno-infantil. Essa estruturação não pode ser complexa, temos que fazê-la de forma planejada, integrada e pactuada através do modelo regional proposto. Por isso, precisamos da participação e envolvimento dos municípios para isso acontecer”, ressaltou o secretário executivo de Vigilância e Regulação da Saúde do Ceará, Marcos Antônio Gadelha Maia.

O Nascer no Ceará é executado pela Sesa e pretende fortalecer a assistência qualificada durante o pré-natal das gestantes de alto risco, parto seguro e humanizado, apoio ao recém-nascido, além de ofertar planejamento sexual e reprodutivo para mulheres com gestação de alto risco. De acordo com Dagmar Soares, coordenadora do Mais Infância Ceará, as discussões sobre o cuidado integral à saúde da mulher durante a gestação fazem parte da agenda prioritária do Governo do Estado.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados da Secretaria de Saúde.