quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Ceará - Servidores dos Correios aderem à greve nacional

Nesta quarta-feira (11), funcionários dos Correios no Ceará aderiram à greve nacional da categoria e pararam as atividades em agências de Fortaleza e em vários municípios. Conforme o Sindicato dos Trabalhadores em Correios, Telégrafos e Similares do Ceará (Sintect-CE), servidores de outras unidades no estado devem reforçar a paralisação, fechando as agências.
 
Conforme o diretor de imprensa sindicato, Cláudio Cruz, ainda não há confirmação do número de agências e servidores que pararam as atividades nesta quarta, primeiro dia da greve que ocorre também em outros estados.
 
Trabalhadores realizam manifestações na sede dos Correios no Centro de Fortaleza e em frente a agências no interior do estado. Conforme o sindicato, a principal reivindicação é um aumento salarial de 3,2%, em vez do reajuste de 0,8% proposto pelo Governo Federal.
 
O grupo também é contra a privatização da estatal, que foi proposta no mês passado no programa de privatizações do governo Bolsonaro.
 
Atualmente, segundo os Correios, há 2.262 empregados ativos no Ceará. A empresa está presente nos 184 municípios do estado e disponibiliza ao público 768 pontos de atendimento, sendo 201 agências próprias, além de agências terceirizadas e comunitárias. Os Correios afirmam que, até o momento, não há suspensão de nenhum serviço.
 
Os Correios informaram por meio de nota que participaram de dez encontros na mesa de negociação com os representantes dos trabalhadores, quando foi apresentada a real situação econômica da estatal e propostas para o acordo dentro das condições possíveis, considerando o prejuízo acumulado na ordem de R$ 3 bilhões.
 
Conforme a direção dos Correios, as federações reivindicam "propostas que superam até mesmo o faturamento anual da empresa, algo insustentável para o projeto de reequilíbrio financeiro em curso pela estatal".
 
A empresa disse que o principal compromisso da direção é conferir à sociedade uma empresa sustentável. Por isso, a estatal conta com os empregados no trabalho de recuperação financeira da empresa e no atendimento à população.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do G1 CE