quarta-feira, 11 de setembro de 2019

COLUNA DO PROFESSOR PIXOTE - Questões Gerais no Enem.


 Questões Gerais no Enem.

Bom dia. Hoje teremos uma revisão geral para o  Enem que se aproxima.  As questões apresentam temas diversos e irá lhe ajudar a praticar com as questões modelo Enem . Um forte abraço.
COMO PROCEDER:
Procure responder as questões,
Posteriormente, confira o gabarito, no final da folha.
LEMBRETES-
1.AS QUESTÕES SÃO INÉDITAS E FORAM ELABORADAS POR MIM.
2.CONTAGEM REGRESSIVA PARA O ENEM 2019 


21.Quantos dias faltam para o Enem 2019? 53 dias
3.RELEMBRANDO: DATAS DO ENEM 2019
3.1. PRIMEIRA PROVA: 03 DE NOVEMBRO
Caderno de Linguagens e Suas Tecnologias
Caderno de Ciências Humanas e Suas Tecnologias
Redação
3.2. SEGUNDA PROVA: 10 DE NOVEMBRO
Caderno de Matemática e Suas Tecnologias
Caderno de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias
4. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ENEM EXPLORADAS NAS QUESTÕES ABAIXO.
 




DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
No dia 14 de outubro de 1992 a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 3 de dezembro como o dia internacional do deficiente físico. Esse dia serve para conscientizar, comprometer e fazer com que os programas de ação conseguissem modificar as circunstâncias de vida dos deficientes em todo o mundo. As entidades mundiais da área esperam que com a criação do Dia Internacional todos os países passem a comemorar a data, gerando conscientização, compromisso e ações que transformem a situação dos deficientes no mundo. O sucesso da iniciativa vai depender diretamente do envolvimento da comunidade de portadores de deficiência que devem estabelecer estratégias para manter o tema em evidência. Fontes: http://www.voluntariosemacao.org.br/archive/200912 / http://www.cedipod.org.br/Dia3.htm – 10/12/2009 – adaptado.

QUESTÃO 01. A figura ilustrativa com a união de várias pessoas, criando o símbolo de deficiente físico, associa-se ao texto pelo fato do (a)
(A) necessidade de políticas afirmativas inclusivas.
(B) reiteração da afirmação do sucesso da campanha a nível mundial.
(C) engajamento de grupos étnico-raciais interessados no fortalecimento das minorias.
(D) fortalecimento dos laços econômicos e políticos entre as nações que compõem a ONU.
(E) criação de órgãos institucionais responsáveis pelo acompanhamento dos deficientes físicos.

DIA NACIONAL DE COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA - Com apoio da Fundação Cultural Palmares, Comissão de Combate à Intolerância Religiosa lança livro e DVD sobre o tema. Cerca de 300 participantes – religiosos das mais diversas vertentes, além de autoridades governamentais – prestigiaram o lançamento do livro e do DVD Caminhando a gente se entende, realizado na última segunda-feira, 23/1 [de 2012], no auditório Gilberto Freyre, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro. [...]O lançamento do livro integrou as comemorações pelo 21 de janeiro – Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. [...] O babalaô Ivanir dos Santos, interlocutor da CCIR e mediador da solenidade, anunciou que, com esse evento, o objetivo da Comissão era “compartilhar momentos de reflexão sobre o sentido da liberdade religiosa”. Disponível em: <www.cultura.gov.br/site/2012/01/24/caminhando-a-gente-se-entende>. Acesso em: 7 nov. 2012. O dia  21 de janeiro  dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa foi oficializada no Brasil,  em Dezembro de 2007, conforme a Lei n. 11 635.

2. A referida comemoração, no que se refere à sociedade, objetiva
(A) valorizar a diversidade religiosa e combater o preconceito.
(B) permitir a livre escolha religiosa dos brasileiros conforme preceitua a constituição Federal.
(C) definir os padrões sociais no que se refere a crença religiosa.
(D) estabelecer regras de convívio harmônico, buscando uma unidade  de pensamento  religioso.
(E) promover a integração social através de atividades lúdicas.

QUESTÃO 03.  Observe a escultura e a explicação do autor da obra abaixo.
Gigantes de Alexander Milov em Black Rock City Foto: Reprodução. O artista explica: “Isso demonstra um conflito entre um homem e uma mulher e a expressão interna e externa da natureza humana. Seu interior é moldado por crianças transparentes, que detêm as mãos pelas grades. Quando escurece, as crianças começam a brilhar. Esse brilho simboliza pureza e sinceridade que une as pessoas e dá a oportunidade de consertar as coisas quando chegar em tempos sombrios“.:http://obviousmag.org/infinito_particular/2016/love-de-alexander-milov-e-as-ilhas-emocionais-dos-conflitos-humanos.html#ixzz4He4sutbi 
Trata-se de uma  das instalações  artísticas gigantes do artista e cineasta ucraniano Alexander Milov, de nominado LOVE, apresentado no festival  Burning  Man 2015,  que aconteceu no deserto de Black Rock City, nos EUA, dedicado à contracultura. O objetivo do artista é:
(A) demonstrar a sinceridade e a pureza humana.
(B) provocar reflexões profundas sobre as relações humanas
(C) associar as diversas situações humanas ao estilo musical do festival.
(D) denunciar os problemas sociais onde as crianças são as principais vítimas.
(E) definir um novo estilo de vida associando as mudanças provocadas pela globalização.

QUESTÃO 04. Fotomontagem violência contra crianças em guerras, conflitos, fome:
Foto 1 - Vietnã: bombardeio de napalm (bomba incendiária) na guerra, atingindo crianças.
Foto 2- África: urubu esperando criança morrer de fome e sede.
Foto 3- Turquia: Ayslan morto na praia, cuja família havia fugido dos conflitos da guerra na Síria.
http://blogdobruxo.com.br/page/noticia/o-pequenino-afogado-ayslan-kurdi-nos-faz-chorar-e-pensar-por-leonardo-boff
Observando a fotomontagem e a explicação apresentada, conclui-se que as mesmas procuram
(A) mostrar a banalização e a coisificação dos problemas mundiais que afetam toda população.
(B) demonstrar a ineficiência da UNICEF quanto à defesa dos direitos da criança e do adolescente.
(C) sensibilizar a população sobre várias situações mundiais onde as crianças são as principais vítimas.
(D) gerar sensacionalismo nas pessoas cuja ação midiática contribui para aumentar os índices de audiência.
(E) desenvolver ações que promovam o acesso à cidadania determinada pela Declaração dos Direitos Humanos.



QUESTÃO 05. O cartaz publicitário do Governo Federal ao apresentar as pessoas segurando os cartazes  energia, moradia, estradas, água e saneamento,  do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) procura associar as politicas públicas  com a preocupação central da administração ao pretender afirmar que:
(A) A melhoria e a eficiência da máquina administrativa.
(B) O compromisso ético e político
(C) A diversidade étnico-racial do país.
(D) O combate ao desperdício do dinheiro público
(E) A implantação de medidas que gerem empregos
 Leia a letra da música, Classe média, de  Max Gonzaga

Sou classe média
Papagaio de todo telejornal
Eu acredito
Na imparcialidade da revista semanal.
Sou classe média
 Compro roupa e gasolina no cartão
 Odeio "coletivos"
 E vou de carro que comprei a prestação.
Só pago impostos,
Estou sempre no limite do meu cheque especial
Eu viajo pouco,
No máximo um pacote CVC tri-anual
Mais eu "tô nem aí"
 Se o traficante é quem manda na favela
 Eu não "tô nem aqui"
 Se morre gente ou tem enchente em Itaquera
 Eu quero é que se exploda a periferia toda
 Mas fico indignado com o estado
quando sou incomodado
Pelo pedinte esfomeado que me estende a mão.
O para-brisa ensaboado
 É camelo, biju com bala
 E as peripécias do artista malabarista do farol.
Mas se o assalto é em Moema
 O assassinato é no "Jardins"
 A filha do executivo é estuprada até o fim
Aí a mídia manifesta a sua opinião regressa
 De implantar pena de morte,
Ou reduzir a idade penal
E eu que sou bem informado
concordo e faço passeata
Enquanto aumenta a audiência
e a tiragem do jornal.

QUESTÃO 06.  Do ponto de vista sociológico a canção critica
(A) a divulgação tem temas de pouca importância para a sociedade brasileira e os esquecimento da mídia dos diversos problemas sociais.
(B) a influência dos meios de comunicação na vida dos cidadãos ao abordar as questões urbanas de acordo com os seus próprios interesses.
(C) a banalização da violência através de diversos programas e reportagens midiáticas e o desprezo pelas coisas das pessoas que moram em comunidades periféricas.
(D) a supervalorização da riqueza acompanhada pela exagerada necessidade do cidadão se manter bem informado e o esquecimentos dos temas comuns dos cidadãos.
(E) a passividade da classe trabalhadora brasileira diante da enxurrada de acontecimentos que alteram o nosso cotidiano tanto na questão do lazer quanto da questão do trabalho.

QUESTÃO 07. Do ponto de vista filosófico a canção aborda os temas referentes:
(A) à ideologias, às concepções estéticas e à busca da verdade.
(B) à lógica aristotélicas, aos direitos humanos e à cultura.
(C) à felicidade, ao conhecimento e às teorias éticas.
(D) à política normativa, à razão e à metafísica.
(E) à alienação, ao trabalho e ao consumo.

Eu sou roceiro
Eu sou roceiro, vivo de cavar o chão.
Tenho as mãos calejadas, meu senhor.
Me falta terra, falta casa e falta pão.
Não sei onde é o Brasil do lavrador.
Só tenho a enxada e o título de eleitor
Para votar em seus fulanos educados
Que não fazem nada pelo pobre agricultor,
Que não tem terra para fazer o seu roçado
[...] Sou um soldado retirante sem medalha,
Sou estrangeiro quando pego a reclamar.
Sou camponês que usa tanga e sandália,
Sou brasileiro só na hora de votar.
LIMA, Jorge Pereira. Cultura insubmissa. Fortaleza: Nação Cariri Editora, 1982. p. 110-111.

QUESTÃO 08. De acordo com o poema
(A) As dificuldades do mundo do trabalho serão superadas pelas mudanças de ordem política.
(B) O roceiro concentra sua esperança nos períodos eleitorais e anseia por justiça social.
(C) A ausência de valorização do trabalho do agricultor para a economia do país.
(D) A concentração de terras no Brasil contribui para exclusão da cidadania.
(E) Há a necessidade de afirmar a memória e a identidade nacional

QUESTÃO 09.

http://noticias.uol.com.br/album/2013/06/18/protestos-pelo-brasil-viram-charges.htm#fotoNav=10
A Charge de Carlos Amorim dá ênfase:
(A) aos constantes conflitos entre manifestantes e policiais em relação aos abusos cometidos nas redes sociais pela juventude brasileira.
(B) ao papel alienante das redes sociais que transforma a juventude em meros consumidores dos novos modismos tecnológicos.
(C) ao caráter excludente e repressivo contra aqueles que usam a violência por serem contrários à lei e à Justiça social.
(D) ao uso das redes sociais na organização dos protestos e na afirmação da cidadania.
(E) ao equilíbrio entre os órgãos militares e à juventude na busca da paz.

Leia o texto com atenção que aborda o panorama social do Brasil no final do século XIX, “A legislação penal do fim do século XIX determinava: a ociosidade era considerada „crime‟ e, como tal, punida. Reconhecida e legitimada abertamente, a prática da repressão aos desempregados e subempregados – os pobres – ficava clara no discurso dos responsáveis pela segurança pública e pela ordem nas cidades. O controle social dessas camadas deveria ser realizado de forma rígida. Sidney Chalhoub afirma que os legisladores brasileiros utilizam o termo „classes perigosas‟ como sinônimo de „classes pobres‟, e isso significa dizer que o fato de ser pobre o torna automaticamente perigoso à sociedade (PEDROSO, Regina Célia. Violência e cidadania no Brasil: 500 anos de exclusão. São Paulo: Ática, 2002. p. 24.)


QUESTÃO 10. De acordo com o texto podemos inferir que:
(A) a vagabundagem e ociosidade constituíam crime devido a possibilidade de contaminar outros brasileiros.
(B) buscava coibir práticas de vadiagem obrigando aqueles que fossem desocupados a procurarem empregos.
(C) a perseguição policial reforçava a ausência de cidadania que atingia os despossuídos e pobres do nosso país.
(D) à medida impositiva da legislação penal objetivava corrigir aqueles pudessem ameaçar a ordem e o progresso nacional.
(E) a rigidez da legislação se justificava pela necessidade de suprir a carência de mão de obra em diversos setores da economia.

http://noticias.uol.com.br/album/2013/06/18/protestos-pelo-brasil-viram-charges.htm#fotoNav=43
QUESTÃO 11.  A charge de Lucio Oliveira satiriza
(A) as diferenças entre os interesses dos partidos políticos e dos eleitores em nosso país.
(B) a participação popular no exercício da cidadania em diferentes momentos da política nacional.
(C) a presença de base ideológica consistente nas manifestações populares e no período eleitoral brasileiro.
(D) a intensa agitação pela disputa do poder do Congresso Nacional e a passividade da população diante do mesmo fato.
(E) os diferentes desdobramentos dos acontecimentos políticos do país e sua contribuição para o fortalecimento da consciência política nacional.


QUESTÃO 12. A charge acima expressa
(A) a perfeita sintonia entre os poderes constitucionais brasileiros e a população.
(B) a ideia que os temas essenciais que atinge o povo brasileiro estão na ordem do dia.
(C) a urgência da participação popular nas ações governamentais inclusive na reforma ortográfica.
(D) a democracia direta brasileira em que os brasileiros tem amplo acesso as decisões do destino do país.
(E)  a necessidade de ações que promovam a melhoria da cidadania em nosso país através das prioridades fundamentais


QUESTÃO 13.

“O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve,
não fala,
nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida,
o preço do feijão,
do peixe,
da farinha,
do aluguel, do sapato dependem de decisões políticas.”   
  Bertold Brecht.
QUESTÃO 13.  A partir da leitura do poema acima, do poeta e dramaturgo alemão Bertold Brecht indica uma característica do analfabeto político como sendo de
(A) Alienação.
(B) Desamparo.
(C) Insatisfação.
(D) ingenuidade.
(E) Preocupação.


jornalggn.com.br/blog/gunter-zibell-pro-rede/a-crucificacao-simbolica-como-protesto

QUESTÃO 14.  Acima temos uma série do fotógrafo Erik Ravelo chamada - os intocáveis.  Nela o autor associa a crucificação  de Jesus a diversas situações que atingem  as crianças no mundo desde a pedofilia até a obesidade passando pelo  turismo sexual ,guerra, tráfico de órgãos a indústria de armas. O objetivo do autor reside em
(A) chamar atenção para os graves problemas que afetam as crianças.
(B) difundir a ideia de que há, na atualidade, a perda acelerada do período infantil.
(C) descrever diversas formas de representação artística, estética e corporal cujo tema central é a criança.
(D) demonstrar que a sociedade hodierna envolve as crianças em situações de adultos comprometendo sua formação.
(E) construir uma obra de arte a partir de elementos comuns com diversas crianças em situações presentes nos países centrais.

Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural
Artigo 1.º - Diversidade cultural: um património comum da Humanidade  [ ... ]   Enquanto fonte de intercâmbios, inovação e criatividade, a diversidade cultural é tão necessária para a Humanidade como a biodiversidade o é para a natureza. Neste sentido, constitui o património comum da Humanidade e deve ser reconhecida e afirmada em benefício das gerações presentes e futuras.
Artigo 2.º - Da diversidade cultural ao pluralismo cultural [ ... ] Políticas visando a inclusão e participação de todos os cidadãos são garantias de coesão social, de vitalidade da sociedade civil e de paz. Assim definido, o pluralismo cultural dá expressão política à realidade da diversidade cultural. [...]
Artigo 4.º - Os direitos humanos como garantias da diversidade cultural [... ] A defesa da diversidade cultural é um imperativo ético, indissociável do respeito pelos direitos humanos. Implica um compromisso para com os direitos humanos e liberdades fundamentais, em particular os direitos das pessoas pertencentes a minorias e dos povos indígenas. [ ... ]
Artigo 6.º - No sentido do acesso de todos à diversidade cultural  - Ao mesmo tempo que se garante o livre fluxo de ideias pela palavra e pela imagem, deverá ter-se o cuidado de assegurar que todas as culturas se possam exprimir e dar-se a conhecer. A liberdade de expressão, o pluralismo dos meios de comunicação social, o multilinguismo, a igualdade de acesso às artes e ao conhecimento científico e tecnológico, nomeadamente sob forma digital, e a possibilidade de acesso de todas as culturas aos meios de expressão e divulgação, são garantias da diversidade cultural.

QUESTÃO 15.  A referida Declaração expressa
(A) a diversidade das sociedades humanas como uma riqueza que precisa ser valorizada e preservada.
(B) o caráter da participação popular que apresenta muita visibilidade nos meios de comunicação  de massa.
(C) a criação de mecanismo de divulgação e acesso a todas a culturas, ligadas diretamente as formas digitais.
(D) a defesa da diversidade cultural dissociável dos direitos das minorias e da homogeneização das culturas mundiais.
(E) a normatização doe mecanismos de controle pelos entes públicos como forma de preservação da cultura e da memória de cada povo.




http://gabrielleamaral.blogspot.com.br/2007/10/desigualdade-social-e-suas-consequncias.html

QUESTÃO 16. O abismo entre ricos e pobres no Brasil, apresentado pela charge tem  suas raízes
(A) na corrupção.
(B) no descaso político.
(C) no direito à alimentação.
(D) na concentração de renda.
(E) no acesso aos bens materiais




https://peripeciasdaleti.wordpress.com/tag/charges/page/2/

QUESTÃO 17. A Charge apresenta mudanças observadas ao longo da História que evidenciam características típicas da sociedade capitalista. A crítica se dá
(A) ao defender melhores condições de vida inserindo ai o direito ao consumo.
(B) no direito aos bens supérfluos que são fundamentais na luta pelos direitos sociais e político.
(C) ao apresentar a luta pela cidadania atual, distante das conquistas sociais e ligada ao consumismo.
(D) na afirmação da busca da felicidade para os excluídos e incluídos ser dotada de consumo e de participação política.
(E) na assertiva de que a luta pelos direitos sociais é equivalente à aquisição de produtos e necessário ao exercício da cidadania.

GABARITO
1.    A
2.    A
3.    B
4.    C
5.    C
6.    B
7.    E
8.    D
9.    D