segunda-feira, 16 de setembro de 2019

COLUNA VERTEBRAL - Chorar é regar.

Chorar é regar.




O que te faz chorar? Uma piada muito engraçada ou um filme muito triste? A perda de uma pessoa ou apenas a lembrança dela? Um abraço ou a falta de um? Eles dizem que os fortes não choram, por quê? Chorar é sinal de vida, se ao nascer um bebê não houver choro, algo está errado, então para manter sinal de vida não tem problema chorar. Quem disse que chorar é errado? Homens podem chorar sim, crianças choram, velhos choram, todo mundo chora, então por que você não choraria? Chorar é como um sinal de fumaça na floresta, alguém precisa de ajuda. O que te faz chorar nem sempre são coisas boas e nem sempre são coisas ruins. Sozinho ou em público, a verdade é que todos choram. O que te faz chorar te faz crescer. Chorar é bom e é sempre bom aprender.


Shakespeare diz que choramos ao nascer porque chegamos a um cenário de dementes, já Machado de Assis diz que chorar é relativo, umas pessoas choram pelos espinhos das rosas já outras sorriem por isso. Uns dizem que o choro é gênero musical outros acham que é apenas uma frescura. O crocodilo chora enquanto devora a presa, mas não é por que está triste, é por que ao mastigar ele comprime as glândulas lacrimais - daí vem a expressão "choro de crocodilo" . Não precisa disfarçar para chorar, você é livre para fazer isso, não há lei que proíba nem regulamento que o prive.

Choramos quando estamos muito tristes ou muito felizes, há muitas razões para rir e muitas outras para chorar, mas não tem problema, é com água que se rega as plantinhas para mantê-las vivas, é com água que a chuva molha a terra, é com água que se faz um suco bem gostoso e é com água que tomamos um banho e toda sujeira vai embora. Chorar faz limpar e leva embora as manchinhas, chore e não prenda o choro pois é com água demais que você pode se afogar. Sempre que quiser chorar chore, mas não fique chorando sempre, chorar é bom, mas se você regar demais uma plantinha ela pode morrer. Regue apenas o necessário. Chorar é regar então eu repito; regue apenas o necessário!

Pode chorar, chora e não demora, mas não demore muito chorando. As lágrimas estão regando suas pupilas, depois de chorar você enxerga melhor. Enxerga melhor o mundo, enxerga melhor você, enxerga melhor os outros. Não são só as cenouras que fazem bem para a visão, os livros também. É importante perguntar se as pessoas estão bem, elas dizem que sim, mas as pessoas mentem. As flores murcham, mas o sol nasce de novo todos os dias, ilumina a florzinha e faz ela reviver. Chorar é regar, então regue a alma, assim a terra estará sempre úmida para fazer brotar novos ramos.


A @colun_avertebral é um projeto idealizado pelas estudantes, Eduarda Vitória & Sarah Regina, do curso de Jornalismo da UFCA.