Pessoas são textos.
![]() |
| Foto: Samira. |
As pessoas são textos e é preciso saber interpretá-los. É muito difícil generalizar as pessoas em uma única palavra, cada pessoa é um imenso universo de palavras, cada pessoa grita uma voz, cada pessoa usa seu acento de exclamação e vai ser preciso saber ler cada uma delas. Algumas pessoas são textos metafóricos, nem sempre estão dizendo o que literalmente querem, usam figuras para serem compreendidas pelos outros. Já outras pessoas são como crônicas, pois apesar da crueldade da vida encontram um jeitinho de se fazer sorrir. Existem as pessoas que são como notícia, sempre tem alguma novidade pra contar, já outras são como os e-mails quase não conversam e só tratam de assuntos sérios. Também existem as pessoas que são como textos autobiográficos, só falam de si mesmas e tudo o que é importante gira em torno delas. O grande problema social é que nem todos sabem ler, e aí encontramos a má interpretação de como ser humano.
O que elas estão falando? Ou melhor o que escreve cada pessoa? Nós não sabemos a forma como foi escrito cada um dos outros ao nosso redor, como vamos escrever uma grande redação se não sabemos nada sobre o assunto? Algumas pessoas deixam muitos pontos de interrogação e poucas respostas, mas qual é a pergunta? Talvez esse texto tenha sido mal escrito e você não esteja entendendo, assim como aquela pessoa que você julgou não ter olhado pra você só que talvez você não saiba se ela estava esperando para atravessar a rua ou se jogar na frente de um carro. É preciso saber ler textos como esses, pois uma má interpretação pode te fazer zerar na prova ou perder alguém.
Não me ensinaram a ler, eu aprendi sozinha convivendo com os textos, não me ensinaram a entender as pessoas, eu aprendi convivendo com elas. Quando eu não sabia ler me forçava a pelo menos entender o que as imagens queriam dizer, e aí, o que os rostos das pessoas dizem? Você já parou para observar? Elas estão sorrindo, gritando, chorando, nunca dá pra saber ao certo, ao menos que você saiba ler. Algumas pessoas choram por fora e outras choram por dentro, preste atenção pois esses tipos de textos são muito difíceis de se compreender. As aulas de português não nos ensinam a ler as pessoas, mas tudo bem, a gente aprende. Pergunte pra elas o que elas estão escrevendo, pergunte quantos parágrafos elas tem, qual é o seu tipo de texto preferido? Cada um de nós tem um pouquinho de um texto, cada página fala sobre alguma coisa diferente, há muito o que ler e decifrar, as pessoas são como textos e eu quero interpretar, a vida é um idioma e eu quero saber falar.
A @colun_avertebral é um projeto idealizado pelas estudantes, Eduarda Vitória & Sarah Regina, do curso de Jornalismo da UFCA.

