segunda-feira, 9 de setembro de 2019

COLUNA VERTEBRAL - Quem é você no seu copo d’água ?

 Quem é você no seu copo d’água ?





Todos nós temos um “ copo de água para enfrentar, vencer “. Seja ele uma prova, uma doença, um relacionamento, algo para conquistar, problemas e mais problemas...de grande ou médio porte. 


Contudo, a forma como você encara o seu problema diz muito sobre como você é. Há pessoas que dependem emocionalmente das situações boas para estar feliz, porém pense comigo: Como você seria testemunha ou exemplo para alguém se não fosse suas más experiências? Você não saberia o valor de um sorriso se não passasse por dias tristes, você não mudaria de ideia se tais ideias lhe provassem que você estaria errado. 

Você não contemplaria o sol se não fosse as tempestades. Inclua as suas dificuldades, o desagradável, na tua vida, sofrer é inevitável. José não se tornaria governador do Egito se não fosse escravo, Davi não teria vencido o seu gigante se não o tivesse derrubado. Você não aproveitaria o hoje se não houvesse o amanhã, “E na verdade não há
.Tudo está na forma de como vemos e pensamos. Intensidade. 

Segundo a terapia cognitiva os pensamentos geram sentimentos que geram comportamentos,assim,fazendo uma releitura de Descartes : Penso,sinto,logo me comporto. Nós somos diferentes!, embora pareça clichê. O outro não sou eu. Dessa forma não podemos julgar os “copos d’água” dos outros ou considerá-los que a reação sobre um determinado problema foi besteira, um cúmulo. Há um contexto em tudo, nos escolhemos quais problemas devemos atribuir importância e quais não. O que para mim pode ser calmaria para você é tempestade, afogamento. Então,não atribua o problema do outro ao drama, escute Caio Fernando de Abreu “ A gente nunca pode julgar o que acontece dentro dos outros

Há pessoas que transformam esse “copo d’água “ em fogo que o consome, para alguns se preocupar com essa situação é desnecessário, mas para outros é importante. Há quem domina seu “Copo d’agua e não é dominado, mas existem também os que complicam o simples e simplificam o complicado. Percebe como tudo é como você encara ? 

A verdade é que sempre haverá processos (etapas) para passar na vida, de aprendizagem, lapidação. Processos que as vezes o fazemos por besteira mesmo,mas não deixam de ser processos, experiências, que requerem tempo e, meus amigos... cada um tem seu próprio tempo. Então floresça onde te plantarem...

Mas é você? Qual é o seu “copo d’água”? Quem é você nele ? Está se afogando ou boiando? Você é dominador ou dominado ? Se sua situação for desconfortante o que você está fazendo para mudá-la? Está se afogando e se deixando levar pelo sufoco ou está criando o seu próprio barco? Lembrem-se galera, “mar calmo nunca fez bom marinheiro.”

A @colun_avertebral é um projeto idealizado pelas estudantes, Eduarda Vitória & Sarah Regina, do curso de Jornalismo da UFCA.